Sem categoria
UMA IDEIA SIMPLES, UMA GRANDE REALIZAÇÃO
Publicado emO que era uma ideia comercial para aproximar um jornal popular do mercado publicitário acabou se tornando um ícone do jornalismo especializado no Brasil. Seguramente, não existiriam hoje tantas publicações, sites e blogs dedicados à propaganda e ao marketing não fosse a história pioneira de Armando Ferrentini e sua coluna “Asteriscos”, que estreou em 21 de maio de 1965 no Diário Popular. Hoje “Propmark”, um semanário independente, a coluna ganhou páginas, virou caderno e circulou ainda em outros dois grandes jornais em sua trajetória, até o ano 2000, quando ganhou vida própria e individual. A ideia cresceu e gerou frutos, como o prêmio Colunistas e as revistas “Marketing” e “Propaganda”. O pioneirismo de Ferrentini também o levou a Cannes, para participar como primeiro jornalista brasileiro do setor do festival que então avaliava apenas comerciais e hoje cobre toda a indústria da comunicação, inclusive a digital. Em 50 anos, o “Propmark” assistiu praticamente toda a carreira internacional da publicidade nacional, que só voltou da Riviera francesa com um prêmio importante nos anos 70. Promissoras, as décadas de 80 e 90 revelaram para o mundo os maiores talentos da propaganda brasileira. Nos anos 2000, a consolidação da criatividade nacional rendeu ainda mais assuntos para o jornal. Ferrentini e seu jornal são testemunhas vivas dessa história de sucesso do mercado, de suas agências, produtoras, empresas de serviços, associações e inclusive da principal escola do setor, a ESPM, que lhe ofereceu homenagem pela data. O mesmo sucesso que o jornalista e publicitário atingiu com uma ideia que nasceu simples e se tornou a razão desta atividade, ou seja, a aproximação da imprensa especializada com o mercado publicitário.