Ação Social
ANTES QUE CHEGUE O PRÓXIMO MINUTO
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A cada minuto uma pessoa é estuprada no Brasil. Em 2017 foram registrados 60 mil casos no país, conforme pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Para garantir atendimento obrigatório e integral às vítimas de violência sexual, uma lei, de número 12.485, promulgada em 2013, obriga hospitais a oferecerem gratuitamente a assistência emergencial e multidisciplinar.
Entretanto, após conclusão de inquérito civil público da Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, além das denúncias não corresponderem a 100% dos casos, a qualidade do atendimento continua aquém do desejável e a desinformação da sociedade sobre os direitos previstos na legislação ainda é muito grande.
Diante desse quadro, a Y&R, com apoio da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, lança campanha de conscientização batizando como Lei do Minuto Seguinte a obrigatoriedade desse atendimento.
A campanha foi construída a partir de ações voluntárias da agência, ABAP, fotógrafos, cinegrafistas, personagens, mídia e influenciadores.
“Em um momento tão importante no qual as marcas colaboram tanto com o discurso da diversidade, ter a alegria de participar da criação de um serviço para milhões de pessoas, é maravilhoso. Mais do que uma campanha, tivemos a oportunidade de participar da criação do nome de uma lei. Nada pode ser mais gratificante”, diz Laura Esteves, diretora de Criação da Y&R.
Com foco na informação e na conscientização pública em relação a Lei do Minuto Seguinte, a estratégia inclui filme de 60 segundos, o tempo exato entre um estupro e o que a mulher deve fazer no minuto seguinte: denunciar.
Além disso, banners serão expostos, por 24 horas, no formato looping, nos principais portais do país. A mídia OOH será instalada em lugares de maior ocorrência de estupro com a intenção de trazer maior luminosidade para proteger o caminho das vítimas em horas de pouco movimento nestes locais.
Para fins legais, o novo ordenamento jurídico considera violência sexual qualquer forma de atividade sexual não consentida.
“Quando fomos procurados pelo MPF para ajudar a divulgar essa lei tão importante que garante o atendimento humanizado das vítimas de violência sexual, tínhamos certeza de que a reação de nossas associadas em geral seria positiva. Mas após as primeiras semanas, a adesão à campanha criada pela Y&R se tornou um grande movimento de todo o mercado e isso prova a força que nossa atividade é capaz de mostrar na transformação da sociedade”, explica Gal Barradas, vice-presidente da ABAP.
“Numa ação inédita, o Facebook disponibilizará a seus usuários o primeiro cover brasileiro (tema para foto de perfil do usuário), relacionado a uma campanha ou ação social. A população também poderá manifestar seu apoio à Lei do Minuto Seguinte compartilhando sua foto com a hashtag #leidominutoseguinte nas suas redes sociais. E no dia 25 de novembro, Dia Internacional Da Não-Violência Contra a Mulher, será lançado uma estátua dos mil rostos. Uma escultura com corpo feminino e rostos que se alternam a cada minuto homenageando esta conquista de toda a população”.
Criação de Laura Esteves e Pedro Coelho, com direção criativa de Laura Esteves e Kleyton Mourão e direção geral de Rafael Pitanguy. Produção da Cine, com direção de Luiza Vilaça e fotografia de Maurício Padilha. Som da A9 Áudio e locução de Marília Gabriela.