Datas
BLACK FRIDAY NÃO É NATAL
Publicado emEm vez de procurar presentes para família e amigos, por que não aproveitar a Black Friday e comprar pra você mesmo?
Com esse tema, campanha da Lew’Lara/TBWA para o site Submarino propõe que as pessoas vejam a oportunidade de descontos da data para suprir suas próprias necessidades.
A estratégia de comunicação, de forma divertida, utiliza como trilha uma versão escrachada da famosa canção de Natal, “Noite Feliz”, ícone da festa de Noel que nasceu como “Stille Nacht”, em alemão, e que ganhou o mundo em 45 diferentes idiomas a partir da versão inglesa “Silent Night”.
A música nasceu em 1818 por iniciativa do padre Joseph Mohr, que pediu uma melodia para seu poema ao compositor Franz Gruber, e foi executada pela primeira vez na Missa do Galo da cidade de Oberndorf bei Salzburg, na Áustria.
A versão publicitária da campanha do Submarino surgiu inspirada no quadro do “Saturday Night Live” em que Jimmy Fallon pede a artistas para cantar uma música famosa com instrumentação mais do que amadora, conta Paulinho Corcione, da produtora de som Lucha Libre.
A ideia da campanha surgiu de análises de comportamento de compras durante a data, que indicaram que as pessoas compram muitos produtos para uso próprio. O filme é estrelado pelos influenciadores da marca Edu Cilto, Fernando Medeiros, Anna Schermak, Kalera, Igor Lopes e Yuli Balzak, formando um coral.
“Na Black Friday, toda procura em busca da melhor compra só têm um beneficiado: você mesmo. Uma data completamente antagônica ao Natal, quando o consumidor precisa se preocupar em dar presentes para amigos e família”, explica Luchi, sócio e CCO da Lew’Lara\TBWA.
Criação de Camila Rodrigues, Deborah Vasques e Elder Caldeira, com direção criativa de Gustavo Diehl e Sthefan Ko, e direção geral de Felipe Luchi.
Produção da Picollo Filmes, com direção de cena de Martin Toro e Rodrigo Inada e felipe Meneghel. Áudio da Lucha Libre, com composição de Paulinho Corcione e locução de Augusto Zacchi.