Anunciantes
VOLKSWAGEN ANUNCIA AGÊNCIAS
Publicado emJochen Sengpiehl, diretor de Marketing da marca Volkswagen Passenger Cars, anunciou diretamente de Wolfsburg, Alemanha a nova composição de agências de comunicação que atenderão a montadora a partir de 2019.
O Grupo Omnicom será responsável pela Europa e América do Sul, e pela WPP pela América do Norte, enquanto a Cheil continuará atendendo a marca na China.
A rede global de agências da marca Volkswagen será reduzida de cerca de 40 agências para três grupos, sendo quatro head quarters em Berlim, Nova York, São Paulo e Beijing, garantindo à brasileira Almap BBDO o status de uma das quatro power houses.
A mudança ocorre para atender a transformação do marketing e da publicidade em direção à mobilidade eletrônica e à digitalização, segundo o executivo.
Para a empresa, a publicidade e o marketing, cada vez mais digitais e orientados por dados, exigem um nova forma de atender clientes, cujo uso da mídia mudou drasticamente.
Dessa forma, a “Nova Volkswagen” está montando uma nova rede global de agências, composta por quatro potências regionais.
Até 2020, a marca Volkswagen pretende melhorar a eficiência de marketing em cerca de 30%, com um orçamento de mídia permanecendo estável em € 1,5 bilhão
A participação digital do mix de mídia crescerá para quase 50% até 2020. Em 2015, a participação foi de cerca de 25%.
Como disse Jürgen Stackmann, membro do conselho de vendas: “A marca deve ser gerenciada de maneira mais enxuta e centralizada”.
A partir de 2019, a Volkswagen reunirá suas atividades de marketing nessas regiões