Ação Social
A VOZ DE TODAS AS MULHERES
Publicado emO período entre 20 de novembro e 10 de dezembro, conhecido como “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, é celebrado no Brasil desde 2003.
Neste ano, o Instituto Avon, apoiador do movimento, apresentou “Ângela“, sua assistente virtual, como voz de 500 mulheres, mixadas em uma só. A empresa convidou representantes da marca, consumidoras, parceiras e seguidoras para doarem sua voz nas redes sociais, construindo a “Voz de Todas”.
A ação “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma variação da campanha “16 Dias” instituída em 1991 por iniciativa de mulheres de diferente países para debater e denunciar várias formas de violência doméstica. Os 5 dias a mais no Brasil deve-se ao início em 20 de novembro, em vez do dia 25, Dia Internacional da Luta pelo fim da Violência Contra a Mulher, por conta da comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
“Ao convidar as mulheres para contribuírem, reforçamos a potência e relevância da união feminina. A voz da Ângela nos representa, assim como representa todas as mulheres que querem continuar ocupando espaços, ultrapassando barreiras e contribuindo com o futuro das novas gerações, principalmente, contra situações de violência de qualquer tipo”, diz Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
O som compactado e que permite a Ângela se comunicar será usado nas redes sociais do Instituto Avon em pautas relevantes para as mulheres, principalmente em temas como liderança e igualdade, política e espaços femininos. A ação foi elaborada pela agência Wunderman Thompsom.
“A campanha Voz de Todas tem como objetivo integrar as mulheres para que suas experiências e perspectivas sejam ouvidas em espaços tradicionalmente masculinos. A Ângela será um meio de comunicação importante do Instituto Avon para convocar a sociedade a reconsiderar transformar atitudes silenciadoras, repetitivas e naturalizadas que excluem as mulheres de debate público. Quando usamos nossa voz, compartilhamos informações, rompemos isolamentos e incentivamos outras pessoas a falarem e a lutarem por seus direitos e espaços”, conclui Daniela.
Criado pela produtora Bolha, o deep voice construído passou por um sistema de voz que ensina máquinas como pessoas reais falam. Neste sistema foram utilizadas 5 horas de áudio das vozes doadas. Para a voz oficial foi preciso 35 minutos do áudio guia, treinado em aproximadamente 300 horas, para chegar no resultado ideal com uma boa entonação, um timbre próximo do humano e falas 100% compreensíveis.
“A Voz da Ângela surgiu para fazer questionamentos importantes, reivindicar lugares e provocar discussões sobre temas que precisam de atenção. Unimos a voz de mulheres, com suas diferentes especificidades para ressaltar a importância e a potência delas no trabalho, na política, no esporte e onde quer que elas queiram estar. Essa campanha pode ser considerada também uma forma de auxílio com informações sobre os direitos femininos e contra a violência e o feminicídio”, afirma Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson Brasil.