Ação Social
CURSO GRATUITO PARA PROMOVER INCLUSÃO
Publicado emUm curso idealizado pela pelas agências Almap BBDO, Soko e grupo Dreamers, em parceria com a ESPM, pretende preencher um vergonhoso vazio no mundo corporativo.
Contra a desigualdade e falta de representatividade em cargos de liderança, o projeto visa promover a inclusão no comando das empresas as pessoas, negras, com deficiência, LGBTQIA+ e indígenas.
Objetivo é ampliar a diversidade a fim de que empresas alcancem uma gestão consciente e enriquecedora, valorizando os perfis, enaltecendo as diferenças entre todos os colaboradores e valorizando potenciais e experiências interpessoais.
O curso “Fill The Gap” para líderes pretende oferecer ensino de qualidade a fim de preparar e ampliar a presença dessas pessoas para assumir cargos de comando na indústria da comunicação.
O curso terá 40 vagas gratuitas e será online, com duração de seis meses, e aulas transmitidas ao vivo duas vezes por semana, durante três horas por dia, no período da noite. As inscrições estarão abertas no site do projeto até 7 de maio, e o processo de seleção será transparente e neutro, realizado pela consultoria EmpregueAfro. A lista de candidatos selecionados será anunciada na semana de 29 de maio.
Poderão se inscrever no curso pessoas que pertençam a esses grupos e que já estejam no mercado de trabalho, atuando a partir do nível de gerência, com pelo menos 5 anos de experiência. A metodologia do curso está dividida em cinco trilhas: Trilha de Engajamento (aula magna e ciclos com aporte de conteúdo, aplicação prática, reflexão de carreira e repouso), Trilha de Desenvolvimento Profissional (coach de carreira e mentores do mercado), Trilha de Autoconhecimento (com disciplinas de Autoestima, Inteligência Emocional, D&I e aulas magnas, como inglês corporativo, marca pessoal e técnicas de oratória), Trilha Relacional (com disciplinas de Liderança e Sucessão e Reputação, Imagem Corporativa e Gestão de Crise), e Trilha Corporativa (com disciplinas de Projetos e Negócios, Finanças e ESG, Governança e Sustentabilidade).
De acordo com um censo recente da Gestão Kairós com o Observatório da Diversidade na Propaganda, há uma lacuna significativa entre o número de grupos sub-representados em cargos de liderança na indústria de comunicação em comparação com a população brasileira.
Segundo os dados, 92% dos presidentes de agências pesquisados se identificaram como brancos, enquanto apenas 8% do mesmo grupo se identificaram como negros, apesar de representarem 56% da população brasileira.
O nome “Fill the Gap” apresenta o propósito de reforçar a relevância global do projeto e, igualmente, pretende chancelar a visibilidade dos 40 talentos selecionados a um nível além do nacional.
A iniciativa surgiu do incômodo sentido por três dirigentes da indústria da comunicação, homens brancos cis, sem deficiência, Felipe Simi, CEO e CCO da Soko, Filipe Bartholomeu, Presidente e CEO da AlmapBBDO, e Rodolfo Medina, Presidente Executivo do Grupo Dreamers.
Toda a concepção do projeto contou com o apoio de André Chaves, fundador do Papel e Caneta, ação coletiva sem fins lucrativos que visa unir líderes da comunicação em prol de causas sociais.
A campanha conta com um filme produzido pelas produtoras TD – Transformação Digital e LOUD, além de anúncios e perfis proprietários no Instagram e LinkedIn, buscando alcançar profissionais diversos que possam se beneficiar do curso e enfatizando a importância da diversidade e inclusão no mercado de comunicação.