Datas

PANAMERICANA 60 ANOS HOMENAGEIA FUNDADOR

Publicado em
Enrique Lipszyc (clique para ampliar)

Enrique Lipszyc (1932-2020), será o grande homenageado nos 60 anos da Panamericana Escola de Arte e Design, que completa neste 2023.

A mostra “O Criador e sua Obra”, com telas e desenhos produzidos entre 2012 e 2020, estará aberta de 20 de junho até 18 de agosto, de segunda a sexta das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, na sede da escola.

Empresário, artista, professor, visionário e amante das artes e da educação, Lipszyc se identificou com a arte ainda jovem, se envolvendo em círculos de desenhistas e artistas em Buenos Aires, onde nasceu.

Embora pintasse desde 2012, foi apenas em 2019, quando em uma conversa com seu filho, Alex Lipszyc, atual presidente da Panamericana e curador da exposição junto com Massimo Picchi, mostrou desejo em apresentá-las ao público.

“Ele sempre explorou seu lado artístico desde muito novo, mas foi impedido de trabalhar nesse universo pelo pai, que o impôs a fazer faculdade de direito, curso que nunca terminou e que foi um embate até o fim da vida do meu avô, que morreu sem fazer as pazes com ele”, explica Alex.

“Surgiu a partir daí, um bloqueio em mostrar sua veia artística para o mundo, mas não o bloqueio criativo. Muito pelo contrário, ele continuou criando através das décadas e não parou mais, trabalhando até o último dia de vida”, conta.

Os 60 anos da Panamericana Escola de Arte e Design se misturam à história da profissionalização do talento criativo no Brasil, tornando-se uma referência nacional em excelência de ensino. Desde sua inauguração em 1963, a escola mantém o propósito de trazer o aluno mais próximo do mercado de trabalho de forma assertiva e estimulando suas vocações artísticas e seus talentos.

“O olhar visionário de Enrique Lipszyc já é visto desde o início, quando criou a Panamericana em Buenos Aires. Profissionalizar os ofícios no campo das artes não era uma realidade 60 anos atrás, então posso dizer que a Panamericana é uma pioneira nesse segmento em São Paulo e um exemplo a ser seguido em diversos lugares do Brasil”, afirma Alex.

A evolução no sistema de ensino da Panamericana foi se desenvolvendo no decorrer dos anos, sempre atenta ao que o mundo contemporâneo demandava. Mas nada se compara ao salto evolutivo imposto pela pandemia.

“Nos vimos numa realidade que exigiu uma adaptação muito acelerada, o que também permitiu que colocássemos em prática algumas ideias que já tínhamos há muito tempo”, relata Alex.

A partir desse contexto, a Escola remodelou a sua grade curricular, trazendo cursos EAD, outros de curta duração, além de reavaliar o tempo dedicado de cada aluno ao curso, oferecendo uma trilha educacional mais assertiva para o seu objetivo profissional.

“Estamos em um momento crucial no qual a tecnologia da inteligência artificial nos desafia como profissionais da economia criativa. Então, temos que ter um olhar para o futuro das carreiras que seguirão tendo o seu diferencial, adaptando o dia a dia do aluno dentro da instituição para que ele consiga apreender todo o nosso conteúdo e adaptá-lo à realidade dele. A dinâmica de ensino se transformou muito com o passar do tempo, mas o propósito da Panamericana segue o mesmo, ou seja, preparar as pessoas para o mercado de trabalho de maneira eficaz e permanente”, completa Alex.