Prêmios

CAMPAIGN INDICA PITANGUY A “PERSON OF THE YEAR” EUA

Publicado em
Rafael Pitanguy

A edição norte-americana da revista inglesa “Campaign” anuncia que o brasileiro Rafael Pitanguy, Deputy Global Chief Creative Officer da VML, baseado em Nova York, é um dos indicados a Creative Person of The Year na premiação anual US Agency of the Year Awards 2025.

Além de Pitanguy, a VML está concorrendo com outras seis agências para o cobiçado título de “Agency of the Year” dos Estados Unidos.

O profissional também está na liderança criativa global de projetos para Coca-Cola na VML dentro da estrutura do WPP Open X. Em 2024, o case “Thanks for Coke-Creating”, um dos mais premiados do ano, e “Coke Studio”, ajudaram a Coca-Cola a conquistar o título de Marca Criativa do Ano no Cannes Lions.

“Esse é um reconhecimento do trabalho da equipe da VML, que compartilha uma visão de criatividade absolutamente colaborativa na nossa relação entre agências, criativos, parceiros e, claro, entre agência e cliente. Estou ali apenas como representante desse jeito tão único e plural de trabalhar”, diz o criativo.

Pitanguy se junta a outros grandes nomes da VML, como Jon Cook, CEO Global da VML, que concorre na categoria de Agency Leader of the Year, Renée Lavecchia, diretora executiva da VML Miami, que concorre na categoria Account Person of the Year, e Nejah Jemmott, diretora de inclusão, equidade e pertencimento da VML Estados Unidos, que concorre na categoria Advocate of the Year.

Como ex-CCO da VMLYR São Paulo, Rafael Pitanguy levou a agência a um reconhecimento inédito por dois anos consecutivos como Track Agency no Cannes Lions Festival. Entre os trabalhos vencedores responsáveis ​​por essa conquista está o projeto Starbucks I AM, vencedor do primeiro Glass Grand Prix para a América Latina.

O profissional atuou também na Africa DDB por sete anos como Vice-Presidente de Criação, período em que a agência foi eleita Agência Internacional do Ano pela Advertising Age.

Com nacionalidade chilena e brasileira, Rafa morou na Europa, América Latina e EUA, trabalhando para clientes como Coca-Cola, AB InBev, VISA, Mitsubishi, Honda, Telefônica e muito mais.

Além de publicidade, ele é apaixonado por roteiro, tendo trabalhado para a Paramount Pictures em muitos projetos diferentes. O longa-metragem “Ponte Aérea”, que ele coescreveu com a aclamada diretora Julia Rezende, foi pré-selecionado pelo Festival de Sundance.

Em 2024, ele lançou “Evidências do amor”, uma comédia romântica estrelada por duas das maiores celebridades do Brasil, Fabio Porchat e Sandy Leah. O filme se tornou um grande sucesso de bilheteria e recebeu ótimas críticas das publicações mais importantes do país.

Rafael tem mais de 130 prêmios do Cannes Lions, incluindo 2 Grand Prix e 16 ouros, além de troféus do D&AD e One Show. Ele também participou como painelista e palestrante em alguns dos mais prestigiados festivais e eventos de publicidade, incluindo três grandes Cannes Lions Talks, como “You Belong” com a supermodelo Valentina Sampaio, “Hear and be Heard” com o vencedor do Oscar e do Grammy Jon Batiste, e “Cannes Curated Private Speaker” junto com o ator e comediante do SNL Kenan Thompson.