Pesquisa
JC DECAUX AVALIA PROPAGANDA EM AEROPORTOS
Publicado emNove em cada 10 pessoas notam a presença da publicidade nos aeroportos, em diferentes tipos de formatos OOH, como Colunas Digitais, Painéis Estáticos, Telas Digitais, Adesivações e Dominações nas Paredes.
Esse é o resultado da pesquisa “Estudo Aeroportos”, realizado pela JC Decaux em parceria com o DataFolha no segundo semestre de 2024.
Líder global em mídia Out of Home, a empresa entrevistou 624 passageiros no principal aeroporto do País, o Internacional de São Paulo de Guarulhos, e no 3º maior aeroporto do Brasil, o Internacional de Brasília.
Foi apurado que os passageiros lembram, geralmente, de propagandas de quatro marcas ou produtos enquanto estão nos aeroportos, sendo que as categorias mais citadas são Restaurantes e Lanchonetes (66% para voos nacionais e 43% em internacionais), Perfumes (33% para nacionais e 45% em internacionais), Bancos e Investimentos (23% para nacionais e 29% em internacionais), e Cartão de Crédito (19% para nacionais e 30% em internacionais).
Mais de 60 milhões de passageiros circulam anualmente no GRU e BSB, o que representa quase 30% da audiência aeroportuária do Brasil, sendo que 73% são direcionados para voos nacionais e 27% para internacionais.
A renda familiar média desse público qualificado supera 13 salários mínimos e o Terminal 2 de GRU poderia ser considerado o maior aeroporto do Brasil, já que concentra 13% do total de passageiros do País, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil, o estudo contribui para o avanço do mercado de OOH por fornecer aos anunciantes insights e tendências exclusivas sobre os consumidores que utilizam os aeroportos no Brasil.
“Permitir que as marcas conheçam o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas que frequentam os aeroportos representa um verdadeiro diferencial para campanhas que realmente influenciam a decisão de compra e geram uma conexão real entre as marcas e os passageiros. Esse estudo vai gerar novas oportunidades de negócios em 2025 e nos próximos anos”, diz.
Os dados revelam que o perfil dos passageiros é dividido em 45% de mulheres e 55% de homens, 64% dos entrevistados têm ensino superior completo, 72% fazem viagens nacionais anualmente e 30% a cada 3 meses ou com maior frequência.
As viagens a lazer somam 41%, enquanto as de trabalho representam 35%, para visitar familiares são 13% e para estudos chegam a 7% – e 4% para outros motivos. A maioria dos passageiros, mais precisamente 65% deles, viaja sozinha.
O Aeroporto de Brasília e o Terminal 1 de GRU são os locais que apresentam a maior movimentação de empresários, com cerca de 24% do total de passageiros.
O ticket médio gasto pelos passageiros nos aeroportos é de R$ 167 para os voos nacionais e de R$ 244 nos internacionais e
O estudo, feito em parceria com o Datafolha, mostrou que 80% dos passageiros compram algo e utilizam pelo menos três tipos de serviços nos aeroportos em cada viagem.
A categoria Alimentação e Bebidas lidera com 73% das respostas para voos nacionais e 76% para internacionais. Outros tópicos como Lembrancinhas, Souvenirs, Bens de Consumo, Itens Para Uso Próprio e Presentes também foram citados.