FIAP 2018
FASTER, BETTER & CHEAPER
Publicado emEstrela do FIAP 2018, sir Martin Sorrell decreta novo modelo no mercado da comunicação
(de Buenos Aires) Após investir 300 milhões de euros na sua volta ao mundo da comunicação, Martin Sorrell aplica a fórmula “Mais rápido, melhor e mais barato” para recomeçar uma concorrência com os maiores grupos globais.
Novo dono da holandesa Media Monks, produtora de conteúdo diferenciada, Sorrell foi o personagem principal do primeiro dia da edição 49 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, que acontece no Hotel Faena e Faena Art Center, em Buenos Aires.
O fundador do WPP participou de um Questions & Answers com 70 convidados, de coletiva de imprensa e finalizou a programação do dia com uma palestra para um auditório lotado.
Sorrell deixou o WPP em maio deste ano e em julho venceu sua antiga holding numa disputa para adquirir a Media Monks. A agência de conteúdo de Amsterdã tem o perfil que ele procura para reconstruir um novo império da comunicação.
Em seu relato, Martin Sorrell não poupou as grandes corporações da propaganda e afirmou que é preciso mudar a visão do negócio diante das transformações tecnológicas que se aplicam à atividade.
De olho em mercados emergentes como a América Latina, a China e o mercado hispano dos Estados Unidos, disse que os clientes vão migrar para quem fizer o trabalho mais rápido, melhor e cobrar menos.
Para tanto, além de contar com os recursos digitais, explicou que também é preciso olhar para as novas plataformas e canais de vendas. Citou por exemplo o Amazon como uma mídia poderosa, na medida em que 55% dos consumidores norte-americanos vão às suas páginas na Internet para pesquisar produtos.
Da mesma forma, afirmou que é preciso considerar Ali Baba como outro meio importante, assim como a migração de verba publicitária para o Google e o Facebook.
Sobre a Media Monks brasileira, ainda um pequeno escritório em São Paulo, Sorrell disse que está prestando atenção ao mercado para implementar as mudanças necessárias e também avaliar novas possibilidades de negócios.
RUMO AOS 50
O novo FIAP, que estreou no ano passado com Rodrigo Figueroa Reyes como sócio de Daniel Marcet e CEO do evento, prepara-se para celebrar seu 50º aniversário em 2019. O festival foi criado em 1969 na cidade de Rosário, teve duas fases itinerantes e um período de 20 anos na capital argentina, para onde voltou em 2017. Antes, realizou duas edições na cidade do México e três em Miami.
O Brasil está representando nesta edição 2018 por Sergio Valente, diretor de Comunicação da TV Globo, presidente do júri de Inovação, e pelos jurados André Marques, vice-presidente de Criação da WMcCann (Formatos), Keka Morelle, diretora de Criação da Almap BBDO (Anúncios) e Alê Lucas, diretor de cena da Bossa Nova Filmes (Produção).
O FIAP conta com parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Buenos Aires e patrocínio do Facebook, Coca-Cola, Media Monks, Infobae, Dentsu, Viacom e Turner.