Polêmica
CAMPANHA DETONA RELAÇÃO BRADESCO-AGRONEGÓCIO
Publicado emUm comercial lançado no final de novembro convocou a população a transformar o futuro, compensando sua emissão de carbono por meio de um aplicativo do Bradesco.
Tivesse ficado só nesse filme , a campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made não deveria ter muitos desdobramentos. A sequência nas redes sociais, porém, abalou a relação do banco com parte de seus clientes.
Três influenciadoras participaram da ação em um vídeo recomendando a diminuição do consumo de carne e afirmando que a criação de gado contribui para a emissão de gases de efeito estufa.
A partir daí uma revolta do setor agropecuário, que representa boa parte da carteira de clientes do Bradesco, resultou em pedido de desculpas do CEO da instituição, a ordem de tirar a peça do ar e a promessa de uma investigação rigorosa sobre a atuação do Marketing.
O Perfil “Pecuária”, por exemplo, lançou a hashtag #adeusbradesco convocando os pecuaristas a boicotarem o banco.
Associações e institutos ligados ao agronegócio criticaram duramente a campanha em defesa do consumo da fonte de proteína e afirmando que a pecuária brasileira já resolve seus problemas com carbono.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo foi além e pede que o Bradesco faça uma campanha esclarecendo a importância do setor, informando que já são adotadas práticas sustentáveis.
Octávio de Lazari Júnior, CEO do Bradesco, assinou nota oficial afirmando que o banco sempre apoiou de forma plena o agronegócio em seus 79 anos de existência, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas.
Embora não oficialmente, a agência Leo Burnett Tailor Made informa através de fontes que não participou da parte da campanha digital com influenciadores.