Ação Social
ACADEMIA PRETA CONVOCA PARA A PROPAGANDA
Publicado emProfissionais que atuam em outros segmentos, mas que têm o sonho de construir uma carreira em propaganda, já tem um local onde conseguir treinamento.
As áreas de Equidade, Inclusão e Pertencimento (EI&P) e Negócios da VMLY&R Brasil lançam a Academia Preta, um projeto inédito na publicidade brasileira para estimular a equidade racial na área de Atendimento das agências.
Além da participação das lideranças da VMLY&R, o projeto terá a presença de clientes Visa, Vivo e o apoio da Aliança Sem Estereótipos, da ONU Mulheres, que possui um grupo de trabalho interno para promover iniciativas que visam estimular a inclusão de pessoas diversas em diferentes áreas da publicidade.
A iniciativa também contará com Egnalda Cortes, da Cortes e Companhia, primeira agência de creators negras e negros da América Latina e da plataforma em rede Instituto Mestre GP. A seleção prevê até 25 participantes e os encontros estão previstos para acontecer entre os meses de julho e setembro de 2023.
“Uma das áreas que menos têm pessoas negras na publicidade é o Atendimento. Por isso, queremos empretecer esse setor. Este projeto-piloto pretende mapear talentos que tenham aptidão para a setor de negócios e criar oportunidades para que conheçam o segmento e o nosso mercado, além de abrir a troca de experiências e o intercâmbio de saberes”, comenta Valerya Borges, diretora de Equidade, Inclusão e Pertencimento da VMLY&R Brasil.
“Todas as agências estão trabalhando para melhorar a equidade racial em seus quadros, mas existe uma dinâmica “rouba monte” que não ajuda o mercado. Por exemplo, acabei de contratar minha primeira diretora preta, mas deixei outra agência sem ela. Queremos mudar essa lógica, trazendo profissionais de fora da propaganda e preparando-os para atuarem em Atendimento/Negócios não só na VMLY&R, como também em outros players do mercado”, complementa Leo Balbi, Chief Business Officer da VMLY&R Brasil.
Destinado a pessoas com mais de 18 anos e sem limite etário, o programa inclui encontros semanais e será composto por temas como Produção Básica, Mídia Básica,; Por que o Planejamento existe, Processos, Gestão de Projetos, Briefing, O Atendimento, Plataformas Digitais e O Ofício Criativo.
A cada encontro, além de Léo Balbi, executivos da agência como Fernando Taralli, CEO, Alejandro Suarez, Chief Financial Officer, Sleyman Khodor, Chief Creativity Officer Sumara Osório, Chief Strategy Officer, Jaqueline Travaglin, Chief Operating Officer; Nicole Godoy, Head de Produção e Luiza Valente, Head de Mídia, compartilharão aprendizados e trajetórias.
Cada convidada e convidado externo dividirá conteúdos em suas áreas de atuação. Visa e Vivo farão conversas dos candidatos e candidatas com executivos de Marketing das empresas para mostrar o lado do cliente e discutir as boas práticas da pessoa profissional de Atendimento. A Aliança sem Estereótipos falará sobre os estigmas e arquétipos na publicidade; a Egnalda, da Cortes e Companhia, compartilhará a sua visão sobre empreendedorismo e negócios. Já o MestreGP ajudará os candidatos a darem os primeiros passos no entendimento e aplicação prática da gestão de projetos.
A identidade visual da Academia Preta foi idealizada a partir de uma reinterpretação dos grafismos heráldicos (sistema visual criado na Europa no século XII) inspirada nas máscaras africanas longilíneas, que muitas vezes lembram escudos e eram usadas em diversas cerimônias sagradas. A escolha foi substituir referências europeias e trazer uma conexão com a iconografia negra para simbolizar a representação da APN.
As pessoas participantes que não receberem convites para integrar o time da VMLY&R Brasil farão parte do banco de talentos da agência, compartilhado com outras empresas do grupo WPP.