Mercado
RANKING TEM MUITAS MUDANÇAS NO TRIMESTRE
Publicado emUma série de troca de posições movimenta o ranking brasileiro de agências elaborado a partir de pesquisa do Ibope Monitor sobre compra de mídia e sem considerar descontos no primeiro trimestre deste ano. Essa configuração acontece a partir da quarta posição, uma vez que as três primeiras conforme o ranking de 2011 mantiveram seus lugares: 1º Young & Rubicam, com R$ 1,391 bilhão: 2º Almap BBDO com R$ 649 milhões; e 3º Ogilvy & Mather com R$ 623 milhões. Entre as que subiram está a Grey 141, neste trimestre com R$ 251 milhões de investimento na 19º posição, embora se deva considerar a soma das duas agências que se fundiram. No ranking do ano passado, a 141 terminou em 24º e a Grey em 35º lugar. A única agência fora do Top 20 em 2011 e que entrou para o grupo foi a Fischer & Friends, que estava em 22º em 2011 e passou para 17º neste trimestre. Duas agências deixaram o Top 20 na comparação entre o ranking completo de 2011 e o primeiro trimestre deste ano: a Multisolution, que caiu do 15º para o 21º e a Artplan, que estava em 20º e foi para a 24º posição. A seguir, relação das 20 primeiras de acordo com a compra de mídia entre janeiro e março deste ano:
POSIÇÃO AGÊNCIA INVESTIMENTO (mil) COLOCAÇÃO EM 2011
1º Young & Rubicam R$ 1.391.717 1º
2º Almap BBDO R$ 649.991 2º
3º Ogilvy & Mather R$ 623.604 3º
4º WMc Cann R$ 596.534 5º
5º BorghiErh Lowe R$ 531.761 7º
6º Giovanni Draft FCB R$ 494.161 11º
7º JWT R$ 457.815 4º
8º Neogama BBH R$ 432.018 9º
9º DM9 DDB R$ 390.466 14º
10º Z+ R$ 387.506 12º
11º Publicis R$ 374.908 10º
12º F/Nazca S&S R$ 367.099 13º
13º Africa R$ 365.136 8º
14º Euro RSCG R$ 360.673 6º
15º PPR R$ 351.771 16º
16º Leo Burnett R$ 341.726 18º
17º Fischer &Friends R$ 303.108 22º
18º Loducca R$ 269.292 19º
19º Grey 141 R$ 251.717 35º e 24º
20º Talent R$ 238.170 17º