Festivais

AMPLIADO, O FESTIVAL DE CANNES JÁ COMEÇOU

Publicado em

Repetindo o ano passado, o Brasil é outra vez o segundo País em número de inscrições no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2012, que começa no próximo domingo (17). E novamente o País corre atrás do segundo lugar em premiações, já que como vem acontecendo nos últimos anos, os Estados Unidos disparam na liderança. Em 2011, ganharam nada menos do que sete Grand Prix e chegaram à ponta com folga à frente da Alemanha eda Inglaterra. Aliás, nos últimos anos o Reino Unido parece ter desistido de disputar com a publicidade norte-americana e deixou até o segundo lugar. Com 3.419 inscrições, pouco mais que a Alemanha, mas levando quase mil peças a mais do que a Inglaterra, a propaganda brasileira, até pelos trabalhos que inscreveu, pode atingir essa meta. Uma maior distribuição de inscrição pelas agências também indicam esse caminho. A Almap BBDO, Agency of the Year em 2011 e há alguns anos campeã em número de peças, este ano é apenas a quarta colocada no quesito. À sua frente, a F/Nazca, única brasileira na seleção Cannes Predictions de comerciais realizada pela Leo Burnett Worldwide, puxa a fila com 256 inscrições, seguida pela Young & Rubicam com 247 e DM9 com 222. Logo após a Almap e suas 199 peças está a Ogilvy, grande destaque do País no ano passado, com 186. O movimento na Croisette, porém, já começou. Pela grandeza do evento, com suas 15 áreas de disputa, alguns júris já estão reunidos. O festival, de verdade, começa uma semana antes da data oficial.

A cobertura do Festival de Cannes 2012 por este Blog tem o patrocínio das agências Dentsu Brasil, Fischer & Friends, Lew’Lara TBWA e da Nextel