Campanhas
COM CENAS DE 70, O FUSCA VOLTOU
Publicado emRoberto Rivellino, Mussum, 60 figurantes e a canção “País Tropical”, de Jorge Benjor, contracenam com o humorista Cazé Peçanha numa volta ao tempo do Fusca para anunciar sua nova versão. A Volkswagen do Brasil promete um modelo 2013 descolado, ousado, tecnológico e esportivo. A campanha integrada, criada pela Almap BBDO, será lançada na próxima segunda-feira (25). A produção de dois comerciais de 45 segundos exigiu uma reconstituição do Viaduto do Chá dos anos 70, lotado de pedestres com trajes e carros da época. O trabalho da Paranoid BR consumiu 15 dias de pesquisa em busca de cenas que mostrassem como era a cidade naquela época. Com a assinatura “Novo Fusca. O carro voltou”, a estratégia inclui um outro filme, anúncios em revistas, Internet e ações diferenciadas durante todo o ano. Para os brasileiros, o Fusca é mais que um carro. É um patrimônio emocional. É o modelo mais conhecido, querido e carismático do Brasil. Ele reúne milhares de admiradores, fã-clubes e tem até um “dia nacional”, comemorado em 20 de janeiro. Para destacar a transformação num novo carro, a Volkswagen do Brasil reuniu em sua campanha vários ícones brasileiros das últimas quatro décadas. Entre as pessoas que se admiram diante de um carro com linhas e tecnologia totalmente desconhecidas na década de 70, estão o jogador Rivellino e o comediante Mussum (já falecido) em cenas registradas na mesma época. No meio de tantos contrastes, só uma pessoa parece tão moderna quanto o Novo Fusca, ou seja, o apresentador Cazé Peçanha, um representante do Brasil do século 21 e que explica aos surpresos personagens o que significa cada item do modelo 2013. Em novembro de 2012 a Volkswagen do Brasil lançou no Youtube teasers do filme publicitário do Fusca, com o mesmo Rivellino e o apresentador Abelardo “Chacrinha” Barbosa, também já falecido. O departamento de Design do Grupo Volkswagen “entendeu” os conceitos do produto e da marca e fixou como objetivo para o novo Fusca: “Criar um novo original!”. O Fusca é um novo original. Criação de Renato Simões, Bruno Prosperi, Pernil, André Gola, Marcelo Pignatari, Leonardo Avila e André Leotta, com direção criativa de Simões, Prosperi, Luciana Haguiara e Sandro Rosa, e direção geral de Marcello Serpa, Luiz Sanches. Produção da ParanoidBR, com direção de Dulcidio Caldeira e fotografia de Pierre de Kerchove. Trilha da Raw.