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VW COMEMORA 60 ANOS DE PROPAGANDA

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Kombi: 3 em 1, o começo

A história da publicidade da Volkswagen do Brasil completa 60 anos no próximo dia 23 deste mês de março. Em seis décadas, esse trabalho proporcionou à marca 20 Leões em Cannes, conquistados em parceria com a Almap BBDO, e slogans marcantes repetidos pelo público. “O conjunto desses quesitos é o grande diferencial da propaganda da empresa. A conexão com o público é feita por meio de histórias relacionadas ao dia a dia das pessoas, contadas de uma forma original, criativa e autêntica, sempre com um tom de voz característico”, diz Artur Martins, gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.

O mais famoso

Veio do consumidor, porém, um dos slogans mais reconhecidos: “Você conhece, você confia”. Ele surgiu em 1988 e foi escolhido por meio de um concurso nacional. A frase é de autoria do paulista Francisco Carlos Fontanelli, que recebeu como prêmio um automóvel Gol Cl, e foi escolhida entre mais de 140 mil sugestões. A comunicação da marca no País começou nos anos 50, mas foi no início da década seguinte que apareceram os primeiros slogans: “O Bom senso em automóvel e o Bom senso sobre rodas”, criado para os dois modelos que a montadora fabricava no Brasil: o Fusca e a Kombi. No fim dos anos 70 a frase “A marca que conhece nosso chão” passou a ser utilizada para consolidar a imagem de empresa brasileira, que produzia veículos para estradas brasileiras.

Parceria com Almap: prêmios

“Perfeito para a sua vida” foi o slogan adotado em 2005, visando difundir a idéia de que a VW tinha veículos para todos os estilos, para todo tipo de público. Utilizada até hoje, a frase “Das Auto”,  que em português significa “O carro”, foi criada em 2007 na Alemanha e aplicada no Brasil em 2008. Ela apareceu pela primeira vez no premiado comercial “Cachorro-Peixe”, da campanha do SpaceFox. Além dos 20 Leões em Cannes, as campanhas publicitárias da Volkswagen criadas pela Almap BBDO acumulam ainda 54 premiações no “FIAP”, 22 troféus no “Clio Awards”, 15 prêmios no “One Show”, 13 premiações no “El Sol”, , 11 prêmios no “Art Directors Club”, 32 premiações no “El Ojo”, 7 prêmios “Abril”, um “Effie Awards Brasil”, “Caboré 2008”, dois “The Gunn Report”, um “Grand Prix Cyber”, entre outros. A marca também é a mais lembrada pelos brasileiros há 22 anos no prêmio “Top of Mind” do jornal Folha de S.Paulo e do instituto Datafolha.