Polêmica
ABA DECLARA GUERRA ÀS PRODUTORAS
Publicado emO que já era uma eterna briga virou guerra. Há anos produtoras reclamam da baixa remuneração pelo número de cópias de material audiovisual que devem enviar para emissoras. Conforme a APRO, associação das produtoras, os grandes anunciantes e empresas estatais impõem valores através de suas centrais de compras. Agora são os anunciantes que se negam a pagar valores estabelecidos em dezembro pelas produtoras pelo envio de material digital. A mudança da peça física para digital ainda não gerou consenso entre as partes. No meio do caminho, na maioria das vezes as agências agem exatamente como parte intermediária, ou seja, não se metem na briga. Nesta sexta-feira (12) a ABA, associação dos anunciantes, radicalizou. Baseada numa postura das produtoras que estariam dificultando a implantação definitiva do sistema digital, classificado inclusive como boicote, a ABA chegou a recomendar a seus associados até a criação de produtora própria ou aquisição de uma. Isso, claro, para aqueles com grande volume de trabalhos. Outras opções seriam contratar produtoras a partir de um story board definido ou fazer constar dos contratos a cláusula de cessão de direitos. Com isso, a ABA quer fazer valer a premissa de que são os anunciantes que pagam os verdadeiros donos das obras. A APRO, por sua vez, entregou o caso para seu departamento jurídico e promete breve orientação aos seus associados.