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BRASIL LIDERA CRIATIVIDADE EFETIVA
Publicado emA mais nova categoria em disputa do Festival Ibero Americano de la Publicidad é liderada pelo Brasil. Presidido por João Batista Ciaco, presidente da ABA e diretor de Marketing da Fiat, o júri de Creatividad Efectiva do Fiap 2013 elegeu 13 cases finalistas, sendo três brasileiros. São eles “Catraca da Boa”, da Almap BBDO para a cerveja Antarctica, “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba, Hemocentro da Bahia, e “Epidemia Corintiana”, da F/Nazca para o Sport Club Corinthians Paulista. A Catraca da Boa foi criada para o carnaval carioca deste ano, quando a empresa instalou em algumas estações do metrô do Rio de Janeiro catracas especiais que liam o código da lata da cerveja e liberavam a entrada do passageiro. Com isso, conseguiu evitar que milhares de motoristas dirigissem após ingerir bebida alcóolica, já que o número de latas registrado em cada catraca foi de mil por dia. Meu sangue é rubro-negro é um case já premiado em outros festivais internacionais. O projeto, que conseguiu aumentar o número de doadores de sangue no estado da Bahia mobilizou a torcida do Vitória, grande e popular clube local. A ideia foi tirar o vermelho da camisa e fazer a equipe jogar apenas de preto e branco. A cor vermelha foi devolvida aos poucos, conforme os torcedores aumentavam o estoque do banco de sangue com suas doações. Epidemia corintiana foi uma ação em homenagem à fiel torcida corintiana e uma convocação para uma aventura do outro lado do mundo, onde o time conquistou o título mundial de clubes em dezembro passado. O resultado foi uma invasão corintiana ao Japão, que durante 15 dias aprendeu a falar em português o grito de “Vai Corinthians”! Dos outros dez cases finalistas, dois são argentinos, dois espanhóis e um de Estados Unidos, Colômbia, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana e Equador.