Sem categoria
FÓRUM HOMENAGEOU ÍCONES DA PROPAGANDA
Publicado emAos 88 anos, Alexandre José Periscinoto, fundador da Almap, não escondeu a emoção. Pediu ajuda ao sócio Luiz Sales para agradecer a homenagem, mas não deixou de contar uma de suas muitas histórias. Alex Periscinoto, Washington Olivetto e Roberto Justus foram os primeiros Ícones da Propaganda homenageados pelo Fórum de Marketing Editorial, realizado neste último final de semana sob o comando de João Doria Jr. Promovido pelo grupo Doria e Editora Referência, com coordenação de Conteúdo e do Prêmio Lide deste colunista, o evento em sua quarta edição inaugurou a série que visa reconhecer a trajetória de publicitários que tanto contribuíram para o sucesso da atividade no País e de cases de seus clientes. Doria, aliás, já anunciou durante a cerimônia os três Ícones da Propaganda a serem premiados na edição de 2014 do Fórum: Roberto Duailibi, Nizan Guanaes e Marcello Serpa. A homenagem tem a chancela da Escola Superior de Propaganda e Marketing, que teve as presenças no evento de seu presidente José Roberto Whitaker Penteado e dos diretores Hiran Castello Branco e José Francisco Queiroz. Natural de Mococa, interior paulista, Periscinoto iniciou sua carreira no departamento de Desenho da Sears. Passou pelo Mappin como gerente de Propaganda e após estagiar na DDB dos Estados Unidos fundou com José de Alcântara Machado a agência hoje associada à BBDO e considerada uma das mais criativas do mundo. Washington Luiz Olivetto, por sua vez, foi o responsável pela inclusão do Brasil no primeiro mundo dos prêmios de publicidade. Chairman da WMcCann, começou numa pequena agência chamada Harding Jimenez, trabalhou na Lince e Casabranca até chegar à DPZ, pela qual conquistou o primeiro Leão de Ouro em Cannes da publicidade nacional. Antes da fusão com a multinacional McCann, comandou sua própria agência com os nomes de W/GGK e W/Brasil. Foi o criador de peças históricas como a campanha do garoto Bombril, o Primeiro Sutiã de Valisére e o filme Hitler. Roberto Luiz Justus foi apresentado à propaganda aos 19 anos como sócio de Eduardo Fischer. A Fischer & Justus, após um período de associação com a norte-americana Young & Rubicam, destacou-se no mercado pela campanha Nº 1, para a cerveja Brahma. O fim da sociedade proporcionou a Justus fundar a Newcomm, embrião do atual grupo que controla no Brasil a própria Young & Rubicam, líder do ranking nacional de agências. Sua holding também opera a Wunderman, VML e agora a Grey Brasil, nascida através de fusão com a sua New Energy. Além de publicitário de sucesso, Justus também se destaca na Televisão como comandante do reality Show “O Aprendiz” e do talk show “Roberto Justus +”.