Concorrência

APÓS BRIEFING, PA RECEBE AGÊNCIAS

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Embora todo o mercado tenha certeza de que o processo de escolha de agência para gerenciar a house agency PA Propaganda será decidido pela melhor proposta financeira, as finalistas trabalham sobre um briefing. Na semana passada as oito selecionadas estiveram na sede do grupo Pão de Açúcar onde receberam informações sobre as marcas e seus objetivos. Entre 15 e 20 de setembro vão apresentar suas ideias para a comunicação do grupo. Isso inclui, claro, uma negociação sobre a verba de aproximadamente R$ 300 milhões investida em marketing e o retorno de quase R$ 50 milhões em BV. Um ponto é claro nessa concorrência. O grupo Casino, sócio majoritário do Pão de Açúcar, vai se livrar de um custo fixo mensal de R$ 3 milhões, ou R$ 36 milhões por ano. Esse dinheiro paga a infraestrutura da house e uma equipe de 220 profissionais que criam e desenvolvem estratégias publicitárias para as redes de supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assai e as marcas de produtos Casino, Taeq, Qualitá e Club des Sommeliers. Participam da rodada final a Young & Rubicam, que já atende o Casino através da Via Varejo e suas redes Casas Bahia e Ponto Frio, a Africa, Almap BBDO, Lew,Lara \ TBWA, Publicis, Neogama BBH, Havas e WMcCann, que começou se interessando pelo processo similar na Via Varejo e acabou como finalista da PA. Ogilvy, por administrar a Etco, ex-house agency do Magazine Luiza, e JWT por atender Pernambucanas, foram descartadas na primeira fase do processo, assim como a NBS. O processo que também avalia uma nova agência para Casas Bahia e Ponto Frio ainda se desenvolve em etapa inicial. Young & Rubicam que opera a agência exclusiva Via Varejo em São Caetano do Sul também participa.