Concorrência
CRIAÇÃO VAI DEFINIR AGÊNCIA DA VIA VAREJO
Publicado emAo contrário do processo de escolha da agência que assumirá o controle da house agency PA, do grupo Pão de Açúcar, a concorrência da conta publicitária da Via Varejo será definida pela melhor estratégia criativa. A empresa que administra as redes Casas Bahia e Ponto Frio utilizará as cinco semanas do mês de outubro para a exposição das agências participantes. Uma por semana, cada uma das finalistas, Lew,Lara\TBWA, Loducca, NBS, Publicis e Young & Rubicam, apresentará sua proposta. A Young & Rubicam, que mantém uma operação independente em São Caetano do Sul, no edifício sede das Casas Bahia, atende o cliente desde 2004. Em 2010 ganhou também a verba do Ponto Frio após a criação da Via Varejo. A conta, porém, já vinha sendo atendida pela Newcomm Bates, de Roberto Justus, desde o ano 2001. Atualmente, o grupo francês Casino controla tanto o Pão de Açúcar como a Via Varejo. A unidade denominada Y&R São Caetano opera com uma equipe de 120 profissionais, responsável por um investimento anual de mídia estimado em R$ 1,5 bilhão, considerando-se os descontos de tabela dos veículos para a área de Varejo. Isso representou algo em torno de 50% do volume de compra de mídia da Young & Rubicam no ano passado. A agência lidera o ranking brasileiro elaborado pelo Ibope Monitor desde a conquista de Casas Bahia. Quanto ao processo de seleção de agência do grupo Pão de Açúcar, a impressão continua a mesma. Ou seja, quem apresentar a matemática financeira mais eficiente fica com a PA e a conta de R$ 300 milhões de mídia das marcas Pão de Açúcar, Extra, Assai, Taeq, Qualitá, Casino e Clube de Sommeliers. As propostas serão apresentadas ao grupo na próxima semana pelas agências Africa, Havas, Lew.Lara\TBWA, Publicis e Young & Rubicam.