Televisão
NOÇÕES BÁSICAS DE MARKETING NO APRENDIZ
Publicado emConfortável em sua experiência de 30 anos à frente de agências de publicidade, Roberto Justus foi enfático ao apontar falhas grotescas no vídeo produzido pela equipe Flecha na 6ª edição deste ano do Aprendiz. Os seis candidatos, assim como os concorrentes da equipe Sinergia, tiveram que atender o briefing apresentado pelo programa de milhagem aérea Smiles que pediu um filme com o tema “Sonhos”. Com certeza Gugu Liberato teria feito muito melhor em seu quadro “De volta pro meu aconchego”. O mesmo tema é utilizado por outros comunicadores como Eliana, Ratinho, Luciano Huck e até Faustão. A diferença é o orçamento e o tempo. Enquanto esses gastam alguns milhares de reais, as equipes do Aprendiz tinham em mãos apenas 20 mil milhas para gastar e dois dias para completar a tarefa. Mas a base era a mesma, ou seja, proporcionar uma viagem desde São Paulo a pessoas sem condições de comprar bilhetes para rever parentes que não encontram há muito tempo. A decisão parecia e foi óbvia. Enquanto a Sinergia levou uma trabalhadora para fazer surpresa à avó em Arapiraca, Alagoas, nove anos após o último abraço, a Flecha convocou uma trapezista do circo Stankowich e seu bebê de oito meses para visitar a família em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que esteve presente ao parto da criança. Sim, além de gastar as 20 mil milhas em uma viagem de 35 minutos de avião e 400 quilômetros de distância, que poderia ter trocado por uma passagem de 75 reais em ônibus, a equipe Flecha ainda realizou um vídeo pífio. A edição final não tinha imagens de aeroporto, de esteira, de malas ou do interior do avião, como fez a concorrente. Em ambas sobrou emoção. Maytê Carvalho, líder da equipe perdedora, foi a mais emocionada. Derrubou lágrimas em seu próprio vídeo, mais ainda ao assistir a peça concorrente e quase provocou um dilúvio ao saber da derrota. Emoção maior, porém, foi reservada por Justus. Atendendo orientação de seus conselheiros Walter Longo e Renato Santos, demitiu o único integrante da equipe que havia alertado os companheiros sobre o erro que estava sendo cometido. O presidente do grupo Newcomm, que oferecerá emprego ao vencedor da atração, o presidente da Grey Brasil e o consultor do Sebrae, foram reprovados pelo público. No site do Aprendiz, Maytê teve 70,73% de indicações para a demissão, enquanto Lucas Broch, afastado do programa, registrou apenas 11,59%.