Pelo menos três comerciais exibidos neste Videoblog tem ligação com o tema Esporte. E com prêmios também. Ricardo Chester Amaral é antes de tudo um redator extremamente criativo. Um profissional determinado, que voltou à JWT como vice-presidente 25 anos depois de ter sido preterido para o cargo de office-boy. Na antiga e lendária MPM trocou o Jornalismo pela Publicidade. Aprendeu a criar filmes e a ganhar troféus na Almap BBDO. Exerceu a liberdade criativa na Loducca e aprimorou sua técnica na Africa, onde voltou à origem da profissão. Este Videoblog, o primeiro de 2014, conta essa trajetória com produção do Studio S.A. e direção sempre impecável de Hélio Sileman. (Assista)
Uma superprodução filmada no deserto de sal de Bonneville, em Utah, Estados Unidos e inspirada na obra de Steven Spielberg de 2007, lança a nova geração de crossover da Mitsubishi. O filme “Carro Misturado“, da Africa para o modelo All New Outlander começa a ser veiculado no próximo domingo (2) na ESPN em breakes da transmissão da final do Super Bowl. A campanha tem sequência nas principais emissoras de TV aberta e por assinatura e também através de anúncios para a mídia impressa. O deserto de Bonneville é o paraíso da alta velocidade, usado como uma gigantesca pista de corrida e onde recordes de automobilismo são quebrados. Em agosto de 2013 uma equipe brasileira comandada pela Vetor Zero/Lobo com mais de 70 profissionais invadiu o local com automóveis, protótipos de alta velocidade e pilotos. O trabalho de pós-produção exigiu quatro meses até o resultado final. O comercial mostra um carro em alta velocidade se fundindo com uma nave espacial, um tanque de guerra e um avião. Criação de Alexandre Abu, Gustavo Alves, Humberto Fernandez, Erico Braga e Ricardo Gurgel, com direção criativa de Sergio Gordilho, Rafael Pitanguy e Humberto Fernandez. A direção pela Vetor Zero é de Mateus de Paula Santos, Nando Cohen e Cleverson Leal. Áudio da Antfood com locução de Lourenço Schmidt.
Através de um aplicativo simples, gratuito e disponível para os sistemas iOS e Android, passageiros da Azul Linhas Aéreas poderão ajudar a companhia a mapear o céu brasileiro. Criado e desenvolvido pela DPZ, que também apresenta campanha publicitária, o app inovador #AzuldoBrasil tem como objetivo aproximar ainda mais o público da empresa. Qualquer pessoa poderá colaborar com o projeto, registrando um pedaço do céu do Brasil já a partir desta quinta-feira (30). “Queremos que cada participante atue como um repórter fotográfico, contribuindo para que se construa uma obra coletiva para mostrar o País sob uma outra ótica”, explica Gianfranco Betting, diretor de Comunicação da Azul. A agência investiu oito meses de seu trabalho no desenvolvimento do app, desde a aprovação da idéia para uma nova campanha institucional. “A Azul percebeu a possibilidade de expandir algo pontual para um movimento para mapear o céu.A partir daí redesenhamos a ação, criando o aplicativo”, conta Viktor Busch da DPZ Propaganda. “É como se disséssemos a todos: baixe, é grátis, participe do projeto colaborativo de mapear o céu do Brasil e coloque o seu nome lá em cima”, diz Fábio Marão, gerente de Marketing da companhia. ” “Para provar que o céu do Brasil é o mais bonito do mundo, criamos um conceito que convida um fotógrafo especial: você”, explica o diretor nacional de Criação da DPZ, Rafael Urenha. A novidade também é inédita do ponto de vista tecnológico, já que cada foto trará uma localização exata, com a latitude e a longitude daquele ponto do céu. Após baixar o aplicativo, o usuário se cadastra ou se conecta pelo Facebook. Então, é só fotografar o céu de onde ele quiser e cada registro vai ajudar a completar o mapa do céu brasileiro. Quando a câmera mira no céu, o visor da câmera mostrará um grid com vários quadrantes. O usuário do aplicativo terá a opção de selecionar um desses quadrantes e registrá-lo. Haverá presentes para os passageiros mais atuantes do projeto. Criação de Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi, Bruno Brazão e Gabriel Duarte, com direção criativa de José Zaragoza, Urenha e Viktor Busch. Produção da Talk Filmes, com direção de Juliana Correia. Trilha da Cream.
Cortejado pelo grupo Publicis durante boa parte do ano e meio sabático após deixar a sociedade com a Lowe, Erh Ray apresenta com festa, na próxima terça-feira (4) sua nova agência. Também de origem francesa, a BETC estréia no Brasil com o criativo e sua sócia Gal Barradas, ex-presidente da Fbiz, do grupo WPP. Agência do grupo Havas, a BETC, que opera com unidades em Paris e Londres, atende marcas como Evian, Canal + e Air France, além de grifes como Sephora, Lacoste e Louis Vuitton. Rémi Babinet, chairman e diretor de criação global da BETC, no ano passado chegou a negociar sua chegada ao Brasil com o grupo ABC, mas já contando com Erh Ray em seu comando. Em seu portfólio, a agência conta com Leões de Ouro de Cannes recém-conquistados para “Roller Babies”, de Evian, e “The Bear”, para o Canal Plus. Fundada em 1995 na capital francesa, a BETC pretende operar também nos mercados emergentes da Índia e da China após inaugurar seu escritório brasileiro.
“Põe meia dúzia de Brahma pra gelar que estou voltando”. O futebol ganha voz em novo comercial da Brahma celebrando a Copa do Mundo no Brasil. O País reinventou o esporte criado na Inglaterra e lhe deu ginga e alegria. Com ele conquistou o mundo cinco vezes em campos da Europa, Américas e Ásia. Agora está retornando à sua casa para a grande festa da Fifa. Criado pela Africa, o filme conta a história do futebol e a liga ao conceito “Imagina a Festa”. “Vamos receber os melhores jogadores aqui na nossa casa e queremos que desde já os brasileiros usem sua alegria para tornar esse momento único para o país”, diz Bruno Cosentino, diretor de marketing de Brahma. Criação de Sleyman Khodor, Marcos Almirante, Henrique Martins, Estefânio Holtz, Lucas Reis e Diego Lauton, com direção criativa de Sergio Gordilho, Rafael Pitanguy, Humberto Fernandez e Rodrigo Saavedra. Produção da Zohar Cinema, com direção de 300 ml e fotografia de Lito Mendes da Rocha e Guga Millet. Áudio da Antfood e locução de Milhem Cortaz.
Filho de um fotógrafo inglês, Philip Moss, concretizou o sonho do pai de ter uma empresa com o nome de Five O’Clock Tea. Formado em cinema e ex-diretor da Estação 8 de Rosa Jonas, criou a versão brasileira Chá das 5, mas como produtora de imagem em vez de estúdio fotográfico, em 2007. E para proporcionar ainda mais o equilíbrio entre a formalidade britânica e a descontração tupiniquim, levou como sócio o carioca Rodrigo Romano, diretor de arte, editor e produtor de videoclipes e ex-companheiro de Estação 8. Nesses sete anos, a dupla entrou na onda e surfa com propriedade na produção de filmes e vídeos cujo destino principal é a Internet e os eventos empresariais. “Posso dizer que mais de 90% do nosso volume de trabalho estão nessas áreas, atendendo anunciantes e também algumas agências de publicidade”, explica Moss. Entre seus clientes estão grandes empresas como Nextel, Toyota, Asus e Telefonica. “O Youtube se transformou na mais vantajosa mídia do País. Os anunciantes hoje querem viralizar seus vídeos para rentabilizar a verba”, constata Romano. Moss, porém, lembra que o papel da produtora é dar um formato diferenciado em vídeos empresariais, transformando-os em peças de Conteúdo para que atraiam o interesse do público. “Não adianta produzir um vídeo e jogá-lo na Internet. Por isso temos uma área de Criação para adequá-lo à essa mídia”, diz. A Chá das 5 também realiza webseries para marcas veiculados em breakes comerciais, especialmente em emissoras a cabo, outro canal que se mostra eficiente para atender o objetivo de comunicação de empresas. Na área de Eventos, a produtora se especializou em vídeos cenográficos utilizando novas tecnologias em 3D com resultados que surpreendem as agências do setor e seus clientes. Lançamento de modelos e Salão do Automóvel também se tornaram veículos de comunicação importantes para públicos específicos. E para não se desligar totalmente de suas origens, Moss e Romano ainda assinam comerciais para marcas como Skol, Itaú, Gol e Cyrela. “Sempre priorizando a rentabilidade de cada peça, procurando oferecer baixo custo e qualidade”, completa.
F/Nazca, Borghi/Lowe, Africa, Giovanni + draftFCB e JWT são as agências brasileiras melhor posicionadas na disputa pelo título de Agência de Propaganda Lusófona do Ano. O prêmio Lusos abre as inscrições para a terceira seleção trimestral. As peças poderão ser inscritas até o próximo dia 28 de fevereiro no site do festival. A premiação destaca os trabalhos criativos produzidos em língua portuguesa nas áreas da Propaganda, Design, Relações Públicas e Planejamento de Mídia. Ao final da quarta etapa trimestral o Lusos vai revelar os vencedores do primeiro ano da premiação. A cerimônia anual de estreia acontecerá em Lisboa no final do primeiro semestre deste ano. Além das agências brasileiras já citadas, também aparecem bem situadas no ranking a Dim & Canzian, a baiana Revolution e DM9 Rio. Outras agências do Brasil que já pontuaram são a Almap BBDO, Havas, Propeg e LewLara/TBWA. Entre as digitais destaca-se a brasileira F.Biz, e na categoria Ativação as nacionais Wunderman e New Style disputam o primeiro lugar. Na área de Design a briga está entre a Greco, Casa Rex, OZ Design e BST! E como faltam ainda duas etapas trimestrais os resultados ainda podem alterar bastante as posições das agências nos variados rankings. Além das brasileiras, agências de Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde disputam o prêmio.
A convite do VP Marco Versolato, André Pedroso deixa a Publicis Red Lion e volta à DM9 DDB como diretor de Criação. O profissional, que assumiu o comando criativo da Red Lion em janeiro de 2013, está em férias e não retornará à agência presidida por João Fernando Vassão. A Red Lion deve ser a próxima empresa do grupo Publicis a ser envolvida em fusão, conforme processo coordenado por Roberto Lima, chairman do Publicis Worldwide no Brasil. Pedroso atuou na mesma DM9 entre 2007 e 2012, onde atendeu clientes como Vivo, Consul, Ponto Frio, Ambev, TAM Viagens e Tok & Stok, entre outros. Profissional premiado no Brasil e em festivais internacionais, inclusive com Leões em Cannes, o carioca André Pedroso começou sua carreira como redator na Contemporânea, do Rio de Janeiro. Atuou ainda na Fischer, Young & Rubicam, Lowe e Euro RSCG. Em junho do ano passado ainda viu a DM9 lançar o filme “O sonho de Anderson Silva”, para a Vivo, que assinou como diretor de Criação junto com Versolato na agência do grupo ABC.
Mário D’Andrea é o novo presidente e cco da Dentsu Brasil. Ele foi eleito por Nigel Morris ceo da Dentsu Aegis Network e substitui Renato Loes, que deixa a agência por motivos pessoais. Loes comandou a Dentsu Brasil por três anos e foi responsável pela contratação de D’Andrea como VP de Criação para a América Latina. D’Andrea, que chegou à Dentsu em novembro de 2013, irá liderar a agência com o apoio do comitê executivo recém-formado por Mauro Rabello (VP de Business) , Alessandro Visconde (VP de Mídia) e Niki Tsuji (VP de Relações Institucionais). Com essa formação, a agência vai garantir a seus clientes uma sólida continuidade na condução dos seus negócios. Com Mario D’Andrea, um dos profissionais mais reconhecidos do mercado brasileiro, a Dentsu Brasil reforça a sua estratégia de ser cada dia mais inovadora e convergente. “Nosso objetivo é colocar a mais avançada tecnologia e as ferramentas únicas desenvolvidas pelo grupo Dentsu à serviço da construção das marcas e dos negócios dos nossos clientes”, diz o novo presidente da agência.
Campeão mundial de futebol pela seleção em 94, atual deputado federal e considerado o maior peladeiro do Brasil, Romário é o novo garoto-propaganda da Devassa, marca de cerveja da Brasil Kirin. Com o tema #VemPraPelada e o mote “Pelada”, comercial de verão da bebida, criado pela Mood, apresenta Romário convidando amigos, conhecidos, e o público para jogar uma pelada e experimentar o jeito leve, descontraído e irreverente do futebol brasileiro. A hashgtag #VemPraPelada também ilustrará a quinta edição do Espaço Devassa, um dos mais concorridos da Marquês de Sapucaí no Carnaval do Rio de Janeiro. A Devassa é a cerveja oficial do desfile das escolas do Sambódromo carioca, onde detém a exclusividade na venda do produto. Todas as latas a serem comercializadas durante o carnaval deste ano foram criadas especialmente em parceria com o Movimento Rio Eu Te Amo. Com fotos do Rio de Janeiro, as embalagens da cerveja Devassa irão retratar a cidade na visão do carioca. Outra novidade do Espaço Devassa 2014 é a Garota Devassa, que este ano elegeu a atriz Grazi Massafera.