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AS SAÍDAS DO MARKETING ELEITORAL
Publicado emCom a proibição do uso de telemarketing nas próximas eleições, a comunicação direta online e o uso do Big Data vão ganhar importância fundamental no pleito de outubro. “Mais do que utilizar as redes sociais, os candidatos devem aplicar técnicas de microtargeting ou microssegmentação, para definir a quem procurar, o que dizer para essas pessoas e o que pedir pra elas” recomenda o publicitário Paulo Roque, da Eleições Digitais, empresa de marketing político online que atua desde 2010. Redator de origem e diretor de Criação, Roque atuou nas agências ADD/Young&Rubicam, Propeg Brasil, Grey Worldwide e Havas Digital. Ao juntar suas experiências profissionais em marketing político e Internet criou a Eleições Digitais. Nas duas últimas eleições foi o profissional com maior número de vitórias, ajudando a eleger 15 candidatos. “O Big Data permite a hiper customização da mensagem. Sendo assim, um candidato a governador, por exemplo, pode enviar um e-mail para todas as mulheres grávidas do estado, falando de saúde da mulher e de suas propostas sobre creche e educação primária, antecipando uma preocupação que essa mãe logo terá”, explica ele. “Se os candidatos souberem usar a tecnologia a seu favor, dá para fazer marketing direto com foco ao invés de ficar disparando e-mail marketing. Não basta ter presença nas redes sociais. O importante é criar posts segmentados no Facebook e discutir temas específicos no Twitter”, complementa. Em 2009, enquanto a lei que regulamentaria o uso da web nas eleições estava sendo aprovada, Paulo Roque foi o estrategista da primeira campanha eleitoral digital do Brasil utilizando as redes sociais. Ele trabalhou na campanha de Rui Fragoso à presidência da OAB/SP. Em 2010 o uso das redes sociais foi regulamentado e a Eleições Digitais utilizou todo seu expertise em quinze candidaturas, obtendo treze vitórias. Foram campanhas a governo, senado e câmara dos deputados de sete estados diferentes. Treze delas em parceria com o marqueteiro Duda Mendonça. Nas eleições de 2012, para prefeito, a empresa atuou em quatro campanhas, em três estados, obtendo duas vitórias.