Sem categoria

A POPULAÇÃO INVISÍVEL DA VIOLÊNCIA

Publicado em

Um jovem negro faz sua caminhada pela comunidade, pelas ruas da cidade, utiliza o metrô e em todos os locais contracena com pessoas invisíveis em sua rotina do dia a dia. Elas representam vítimas de violência e as cenas são embaladas pela música “Duas de Cinco”, do rapper Criolo. O vídeo é a principal peça da campanha “Jovem Negro Vivo”, criada pela DM9 Rio e assinada pela Anistia Internacional. O objetivo é mobilizar a população e chamar a atenção para o alto número de homicídios de jovens no país, em especial entre a juventude negra. O cantor e compositor Kleber Cavalcante Gomes, paulista da capital e também conhecido como Criolo Doido, cedeu os direitos da música para a campanha. No filme, cujo final sugere que o protagonista também se torna uma vítima, os números alarmantes: 30 mil jovens são vítimas de homicídios no Brasil. 77% são negros. A produção é da ParaRaio, que utilizou imagens em 3D. “A morte violenta não pode ser aceita como destino de tantos jovens. As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas”, diz Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil.