Concorrência
LODUCCA DIVIDE SANTANDER COM TALENT
Publicado emCom a experiência de ter atendido o HSBC durante seu período de associação com o grupo Lowe e mais recentemente o Banco Ibis, a Loducca foi escolhida para dividir a conta do Santander com a Talent. Iniciado em outubro, o processo de concorrência, promovido pelo grupo Consultores, já previa incluir mais uma agência no processo de comunicação da marca. Até então, e desde 2009, a Talent respondia por toda a estratégia publicitária da instituição. Também participaram a Leo Burnett Tailor Made, F/Nazca e Wieden + Kennedy. Segundo o Ibope Monitor, a verba de mídia do banco em 2013 foi de R$ 92,7 milhões. Estima-se que neste 2014 o Santander investiu cerca de R$ 120 milhões em compra de espaço nos veículos de comunicação. A finalização do processo vai ocorrer após a assinatura dos contratos. Como atual agência do banco, a Talent já conhece as regras. Fontes da Loducca informam que a fase é de negociação de taxas, embora acreditem que o caminho é de acerto. Antes da Talent o Santander era atendido pela McCann Erickson, atual WMcCann, que teria perdido o cliente por erro estratégico na criação da campanha da marca para a Copa do Mundo de 2010. Talent e Lew,Lara dividiam o atendimento do Banco Real, incorporado pela instituição espanhola em 2009.