Agências

PUBLICIS ENFIM ANUNCIA FUSÃO DPZ+TATERKA

Publicado em
Simon: executivo comandará operação

Em fevereiro do ano passado, matéria neste Blog garantia que faltava muito pouco para o grupo Publicis enfim anunciar a tão debatida fusão entre as agências Taterka e DPZ. Na verdade, a primeira citação ao fato também se deu no Blog, em abril de 2013. Em novembro do mesmo ano, a matéria “Le Samba du Créole Fou” abordou novamente o assunto. Na próxima quarta-feira (20), Maurice Levy, chairman e CEO do Publicis Groupe finalmente apresentará a nova agência do grupo, que juntará as duas marcas e terá em Eduardo Simon, atual VP da Takerka, como principal executivo da operação. Dorian Taterka continuará na empresa, principalmente por sua longa ligação com o principal cliente da agência, McDonald’s. Em maio de 2014, a DPZ havia divulgado que não participaria de qualquer fusão, com Taterka, Talent ou F/Nazca, outras agências citadas desde sua venda para o grupo francês, em 2011. Tentou uma atuação independente, mesmo após a morte de Francesc Petit, o “P” que a fundou com Roberto Duailibi e José Zaragoza nos anos 60. Tentou inclusive agregar o criativo Erh Ray, atual sócio da também francesa BETC ao negócio, sem sucesso. Mas a fusão era inevitável conforme planos do Publicis após processo de aquisição no Brasil. O projeto foi iniciado com a incorporação da QG pela Talent e Red Lion pela Publicis Brasil. Com Duailibi, Zaragoza e o ex-diretor geral Flávio Conti no Conselho, a DPZ vem atuando nos últimos 12 meses sob o comando de Tonico Pereira. O grupo Publicis no Brasil tem Paulo Giovanni como CEO desde setembro do ano passado, acumulando o cargo de chairman da Leo Burnett Tailor Made. As agências que compõem a Publicis Worldwide no país são: Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Dialog, Talent, DPZ, Taterka, AG2 Publicis Modem, Digitas e Razorfish.