Entrevista
EL OJO PROMETE EVENTO ÚNICO DE INSPIRAÇÃO
Publicado emUm dos principais festivais de Criatividade, Publicidade, Comunicação, Marketing e Entretenimento da América Latina, o El Ojo de Iberoamerica aceitará até esta quarta-feira (20) o registro de empresas do setor com número de peças, cases e campanhas através do seu Sistema de Inscrição Antecipada. O valor, com 10% de desconto, garante a participação na 18ª edição do festival e os trabalhos podem ser definidos posteriormente. O evento será realizado de 4 a 6 de novembro, no Hotel Hilton de Buenos Aires. Santiago Keller Sarmiento, idealizador do El Ojo, concedeu entrevista ao Blog.
Em crise econômica como a maioria dos países da América do Sul, o Brasil tem diminuído suas participações em festivais. Que atrativos são oferecidos às agências brasileiras para que mantenham sua presença relevante no El Ojo?
Estamos trabalhando para oferecer um evento único que combine a inspiração dos mais destacados profissionais da criatividade em nível mundial e regional com o reconhecimento às melhores ideias da Iberoamérica. Depois de 18 anos, o El Ojo se tornou referência da criatividade latina no mundo. O mundo está em crise. A indústria das comunicações está repensando tudo: mídia, rentabilidade, a relação agências- anunciantes, os direitos de autor, o papel dos consumidores, a coerência entre o que as marcas dizem e fazem. Mas nossa região, por sua história, entende de crise. Alguns afirmam que vivemos em crise e que as crises fazem parte da nossa forma de vida, da nossa criatividade e agilidade mental para encontrar soluções inovadoras e melhores. O Brasil é um mercado forte, criativo e sabe do valor de participar e ser reconhecido no El Ojo. Confiamos que suas empresas continuarão tendo uma participação cada vez mais destacada no festival.
Além das tradicionais ganhadoras de prêmios como Almap, Ogilvy, Leo Burnett, FCB e Loducca, que agências brasileiras têm chamado mais a atenção do El Ojo com seu trabalho inovador?
O Brasil sempre é um player de peso no El Ojo e na indústria publicitária mundial. São muitas as agências brasileiras reconhecidas por seu excelente trabalho no El Ojo. Todo ano acompanhamos a evolução do mercado brasileiro no reconhecimento às suas agências, produtoras e anunciantes. Além daquelas citadas, podemos falar de agências premiadas como F/Nazca, DM9 DDB, DM9 Sul e JWT, além das digitais e agências de serviços especializados.
O que o El Ojo tem feito no sentido de atrair a presença de anunciantes no festival, a exemplo do que faz Cannes nos últimos anos?
Fazer um evento incrível. Reconhecer o melhor da indústria que dê aquela invejinha boa aos outros, tanto do ponto de vista da criatividade, quanto da eficácia. Para que a qualidade de nossa indústria cresça dia a dia, é fundamental que todos os componentes da atividade cresçam juntos, compartilhando critérios, elevando o nível, melhorando a rentabilidade e desenvolvendo o melhor talento. Por isso, todos os anos cada vez mais os anunciantes vêm sozinhos ou acompanhados por suas agências.