Mercado
TOQUE BRASILEIRO TIPO EXPORTAÇÃO
Publicado emAlém dos 108 Leões e de outros tantos com tinta verde e amarela nas fichas técnicas, o Brasil também esteve presente em troféus internacionais através de suas produtoras. O primeiro filme internacional da recém-lançada Barry Company, por exemplo mandou um Leão de Prata para a gência argentina La Comunidad. Com direção de Mariana Youssef, o prêmio foi para o comercial “Steves”, assinado pela revista “Rolling Stone”.
Outros troféus com trabalho nacional foram um Leão de Prata no Outdoor Lions para ONG “Save the Children, da agência El Taier/Tribu DDB, da Guatemala, e um Bronze para Land Rover da Y&R Nova York. Com esses dois já são 10 os Leões do Zombie Studio em apenas três anos de atuação. “É um ano especial para o Zombie, com destaque para vários trabalhos diferentes no maior festival de publicidade do mundo, somando Leões e shortlists”, comemora o CCO e fundador do estúdio, o ilustrador Paulo Garcia.
“Steves”, por sua vez, mostra várias pessoas, de várias idades, vestidas ao estilo de um dos gênios da tecnologia, o fundador da Apple, Steve Jobs. O figurino, aliás, foi um ponto importante na produção do filme. “A minha maior preocupação era ser fiel ao figurino que o Steve Jobs usava. Desde 98 ele vestia a mesma roupa, ou seja, blusa preta de gola rolê, uma Levi’s 501 e um tênis New Balance 992. Nós tínhamos a missão de reproduzir exatamente este figurino para homens, mulheres, baixinhos, gordinhos. Precisava ficar claro que uma loira de cabelo cacheado, por exemplo, “era” o Steve Jobs”, explica a diretora Mariana Youssef.