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CONCLUSÕES INDICAM VACINAS ANTI-CRISE

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Sylvia Leão: marca testada diariamente

Sob o tema geral “Criatividade, Inovação e Ousadia, as armas do Marketing para superar a crise”, o 6º Fórum de Marketing Empresarial, realizado neste final de semana no Sofitel Jequitimar Hotel, no Guarujá, deixou algumas idéias para serem avaliadas pelo mercado. Promovido pelo Lide, grupo Doria e Editora Referência, o evento reuniu cerca de 200 CEOS, presidentes e dirigentes de grandes anunciantes, importantes veículos de comunicação do país, agências de publicidade e fornecedores de serviços. A programação de palestras proporcionou selecionar 10 itens responsáveis pelo sucesso de grandes empresas que podem servir de inspiração para enfrentar a crise econômica do país. 1- Não desistir nunca foi a atitude tomada pela Mondelez Brasil com relação ao biscoito Oreo, o favorito mundial pelo seu público-alvo. Como contou Cyro Gazola, depois de três tentativas sem sucesso, a empresa insistiu, adaptou a embalagem e o preço ao público brasileiro e colhe os resultados em números de venda. O presidente da Mondelez também deixou a segunda lição: 2- Acreditar e Ousar, quando relatou o case Belvita. Num mercado que não ia além do café com leite e pão com manteiga no café da manhã, a empresa lançou o snack matinal com ousada campanha e já se destaca na categoria. O palestrante Felipe Hillard, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fjord Accenture, consultoria de marketing, contribuiu com as outras duas lições: 3- Interagir já não é suficiente e 4- Individualizar a comunicação. Segundo Hillard, a interação com o consumidor na 3ª Era da Internet exige que se crie uma conexão pessoal e emocional. Além disso, explicou, a empresa precisa conhecer cada vez mais seu cliente para oferecer a ele uma comunicação personalizada, de forma que ele se sinta à vontade para devolver informações. Andries Oudshoorn, CEO da OLX, maior empresa de comércio eletrônico do país, falou sobre o tema exemplificando com duas idéias implantadas pelo site: 5- Aplicar o conceito Todo mundo ganha e 6- Criar a cultura do Desapega. Conforme Andries, o grande segredo do sucesso da OLX é que o processo proporciona ganhos a todos os agentes. Ganha quem vende, ganha quem compra, ganha o site e ganha o planeta em razão da reutilização de produtos que seriam descartados. E como disse, o conceito do “Desapega”, adotado em países do primeiro mundo, é adequado à crise brasileira, já que existem pessoas que precisam de dinheiro em busca daqueles que querem gastar menos. 7- Preparar-se para ser testado diariamente, foi uma das lições deixadas pela VP de Marketing do Carrefour, Sylvia Leão. Como disse, o consumidor hoje recebe muita informação e vai testar no ponto de venda. E cobra das marcas aquilo que prometem em sua comunicação.  8- Correr mais do que o Leão é a segunda ideia da executiva, especificamente para combater a crise. No caso, o leão é a crise e se você não estar à frente dela e correr também mais do que os concorrentes, certamente será engolido. Em sua palestra, Marco Crespo, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna, mostrou outros dois caminhos para superar a crise. 9- Participação Social visando melhorar a imagem da empresa junto ao público, e 10- Criatividade nas ações de causa, fazendo com que a associação da marca com programas de beneficência acabe aumentando suas vendas e sua receita.