Mercado

O OUTRO E DIFÍCIL LADO DA PROPAGANDA

Publicado em
Camila: marca e identidade

Ao contrário do que ocorre em países do primeiro mundo, a legislação brasileira limita a comunicação dos escritórios de advocacia. Cerceados pelo Código de Ética da atividade, não conseguem se portar como verdadeiras empresas que são em relação às suas ações de Marketing e Comercial. Orientadas a produzir material de divulgação meramente informativo, mesmo grandes e conhecidas bancas do setor disputam o mercado sem considerar a publicidade. Criada há 4 anos por uma integrante de família de advogados, a LB Comunica, de Camila Leoni, acabou se especializando no segmento. Embora atenda também a clientes dos mercados imobiliário e ambiental, e anunciantes tradicionais nas áreas de evento e digital, a agência se dedica a um trabalho específico de marketing jurídico. Compõem a estratégia de comunicação desses clientes, ações de relacionamento, assessoria de imprensa, conteúdo para redes sociais, informativos, papelaria e criação de identidade. “É muito comum um profissional dessas bancas, após um tempo de trabalho, levar seus clientes para um escritório próprio”. Isso é possível corrigir criando uma marca, para a banca, que passa a contar com uma identidade empresarial, fazendo com que os clientes reconheçam aquele escritório como uma empresa, independente dos advogados que reúne”, explica Camila. Para as grandes bancas, as ações de comunicação interna são utilizadas para criar um clima organizacional e motivar a equipe. Para o profissional do setor, o trabalho é mais minucioso e pessoal. As ações são dirigidas para a publicação de artigos na imprensa, participação em eventos e workshops, criando interatividade com o público-alvo. A agência começou como uma house do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, para quem desenvolve site, conteúdo de redes sociais, flyers, folders, workshops e até produziu um livro sobre os 25 anos da banca. Formada pela ESPM, Camila também é doutoranda em Administração e pesquisa em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, e já atuou na área de Marketing de empresas como Whirpool, Grupo ACCOR e na Fashion Box UK Limited em Londres.