Mercado

SEM RESPEITO, NÃO TEM NEGÓCIO

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Um vídeo de quase 8 minutos que explica o papel do CENP na relação entre agências, anunciantes e veículos, discorre sobre o papel da atividade no mercado da comunicação. O principal objetivo da peça é enaltecer a autorregulação da propaganda no país, que atua baseada  nas regras do Conselho Executivo das Normas Padrão, pregando o respeito entre os componentes dessa cadeia. O vídeo traça um panorama da evolução da publicidade, dos anos 50 ao advento da autorregulação, em 1998. Também destaca sua importância como principal financiador dos meios de comunicação e de fonte de informação para as decisões do consumidor. “Sem a publicidade, não existiria liberdade de expressão. Com isso, a própria democracia seria atingida, já que a imprensa livre e independente é um dos seus pilares”, afirma Oscar Mattos, Gestor de Relações Institucionais da entidade. Como ele diz, as relações de consumo também seriam empobrecidas, uma vez que a maior parte das decisões dos consumidores começa a ser tomada a partir de um anúncio de um produto ou serviço que os interessa”. Esse audiovisual faz parte de um conjunto de ações que objetivam a disseminação de conhecimento a respeito do ambiente de autorregulação do mercado publicitário existente no Brasil.  Criado pela Zoégas e produzido pela Easy Filmes, o vídeo “A Publicidade Brasileira e a Autorregulação” também  está disponível no site do CENP.