Campanhas

O IMPREVISÍVEL PODE SER MUITO BOM

Publicado em

A SulAmérica Seguros nasceu muito antes do IRB, Instituto de Resseguros do Brasil, criado em 1932 para proteger as empresas brasileiras do setor contra a dominação das multinacionais. O segmento surgiu no país em meados do século 18 com as “Regulações da Casa de Seguros de Lisboa”. E embora no Brasil imperial a preocupação focava as cargas marítimas, a maioria das companhias contemporâneas desse mercado foram constituídas para vender seguro de vida. Não foi diferente com a SulAmérica, fundada em 5 de dezembro de 1895 pelo espanhol D. Joaquim Sanchez de Larragoiti, no Rio de Janeiro. Ao iniciar as comemorações de seu 120º aniversário, a empresa pretende lembrar que sempre esteve à frente de seu tempo e que apesar de atuar com todas as formas de seguro, a vida ainda é o bem mais importante. Com o tema “A vida é imprevisível e, acredite, isso é muito bom”, a campanha criada pela Grey destaca fatos e invenções imprevistos que marcaram a história do Brasil e do mundo nesses 120 anos. A estratégia visa comprovar que a maior seguradora independente do Brasil, que já viveu tantas experiências, está totalmente preparada para as novidades das próximas décadas. José Carlos dos Santos Vieira, o Zeca Vieira, diretor de Marketing da empresa, lembrou o pioneirismo da SulAmérica ao lançar o seguro para automóveis em 1929, criar o seguro Saúde na década de 70 e nos anos 80 oferecer serviços como o atendimento móvel e guincho aos clientes, uma prática só conhecida até então pelos associados do Automóvel Clube do Brasil. A ideia da agência para a campanha foi reforçar o otimismo em contrapartida ao consenso de que seguro remete ao sinistro. Até a década de 90, a propaganda do setor invariavelmente abordava os perigos de quem não tinha sua apólice. Campanha de 1991 criada pela DM9 para a Itaú Seguros, por exemplo, estrelada por Jô Soares, chegou a substituir a palavra morte por “Jaime”, de forma humorística, para tornar o assunto mais leve para o público. A campanha da Grey para a SulAmérica pesquisou mais de 100 fatos e personalidades e incluiu no primeiro comercial, que estreia em 4 de dezembro, os brasileiros Santos Dumont, que voou ante incrédula plateia em Paris, o jogador Garrincha, que encantou o mundo com suas pernas tortas inviáveis para o futebol e Helô Pinheiro, que em 1962 desfilava sua juventude pela praia de Ipanema e virou canção mundialmente conhecida. Criação de Luis Ulrich e Fábio Barbato, com direção criativa de Marcelo Bruzzesi, direção executiva de Adriano Matos e direção geral de Rodrigo Jatene. Produção da Saigon Filmes, com direção de Rafa Carvalho e Vellas e fotografia de Juliano Lopes. Som da Satélite Áudio e locução Sabrina Wilkins.

on O IMPREVISÍVEL PODE SER MUITO BOM

Campanhas

MERCADO LANÇA COMERCIAIS INCRÍVEIS

Publicado em

Um homem que tenta passar pela polícia federal no aeroporto com U$ 800 mil na mala termina livre. O vice passa dois anos na oposição da presidente. Diante dos olhos de todo o mundo, torcedores jogam gás de pimenta no time adversário. E um governador passeia na Itália enquanto enchentes transformam o estado numa Veneza. Esses são alguns dos fatos históricos que compõem a campanha do jornal argentino “Perfil”, criada pela Mercado McCann de Buenos Aires para comemorar os 10 anos do periódico. Através de fotos, a agência criou 9 comerciais, além de anúncios e spots de rádio, com um texto primoroso e o conceito “Diez años de un periódico creíble, em um país increíble”. Os filmes combinam fotos e vídeos das histórias mais incríveis relacionadas ao dia-a-dia da Argentina para enfatizar que o Diário Perfil é uma fonte de verdade num país onde acontecem coisas difíceis de se acreditar. Criação de Antonino Compostini e Alejandro Rattenbach, com direção criativa de Nicolás Ochoa e Nicolás Massimino, direção executiva de Diego Tuya e Darío Rial e direção geral de Martin Mercado. Produção da Post Media e áudio da Twins.

on MERCADO LANÇA COMERCIAIS INCRÍVEIS

Sem categoria

HP IMPRIME JORNAL NA AVENIDA

Publicado em

Criada pela Almap BBDO e viabilizada pela Ótima Mídia OOH, ação da HP divulga sua nova linha de impressoras Deskjet Ink Advantage Ultra de forma diferenciada na maior via empresarial de São Paulo, a avenida Luis Carlos Berrini. Em abrigo de ônibus, um painel que transmite notícias do portal UOL em tempo real, permite que o público imprima um jornal com as últimas novidades. “O novo modelo tem capacidade para imprimir até 4 mil e 500 páginas em preto e branco e 2 mil e 250 coloridas, com cartuchos de ultrarrendimento que já vem na caixa. Unimos a tecnologia da HP, a criatividade da Almap BBDO e a plataforma interativa da Otima para trazer a experiência aos consumidores”, comemora Nara Marques, gerente de Marketing da HP. A criação é de Ana Paula Esteves, Tiago Padilia, Júlio Andery  e Gustavo da Costa Neves, com direção criativa de Benjamin Yung e Marcelo Nogueira, direção executiva de Bruno Prósperi e direção geral de Luiz Sanhes. Creative Technologist, Renato Jun Okida. Mídia de Flavio de Pauw, Carla Durighetto e Fernanda Maia.

on HP IMPRIME JORNAL NA AVENIDA

Televisão

PRA QUEM GOSTA MESMO DE PROPAGANDA

Publicado em
Santisteban: ator começou na publicidade

Quem acompanha a telenovela “Além do Tempo” conhece o personagem Pérsio. Ou quem curtiu “De Pernas Pro Ar 2”, no cinema, deve lembrar de Leozinho. Dos amantes da propaganda, porém, o ator Wagner Santisteban é um velho conhecido. Ele começou sua carreira na publicidade, aos 5 anos de idade, estrelando o comercial “Cantando no Banheiro”, para o Xampu da Mônica, da Phebo. Depois virou estrela de filmes para Bamerindus, Polenguinho, Mirabel e Nabisco, entre outros. O programa “Grandes Nomes da Propaganda” deste domingo (29),às 21h30 na Record News, mostra seu divertido desempenho em “Bambini”, comercial de 1991 da W/Brasil para o macarrão Premiata, da Sadia. O quadro “Comerciais Que Marcaram Época” é uma das atrações desta edição, comandada por Raul Nogueira Filho e Elisangela Peres. O programa vai mostrar também a nova sede da DPZ&T e entrevista com o CEO da agência, Eduardo Simon. O bar exclusivo Jack Daniel’s Sallon será apresentado por Adriano Santucci Cornago, Brand Manager da Brown-Formann. Guilherme Schaeffer, presidente da XYZ Live comenta atuação da empresa em criação e gestão de plataformas de patrocínio, e o Publisher Marco Marcelino fala sobre sua revista “Empresário Digital”. O “Grandes Nomes da Propaganda” mostra ainda a entrega do 15º Prêmio Recall de Criação Publicitária, realizada em Ribeirão Preto. A Record News transmite o programa em UHF e nos canais a cabo e satélite Net 78, Sky 159, Vivo TV 55, Claro TV 14 e Oi TV 32, além de uma série de outras emissoras.

on PRA QUEM GOSTA MESMO DE PROPAGANDA

Entrevista

HEADS AUMENTA A APOSTA EM SP

Publicado em
Kike, Erick e Astério: novo comando

Agência com maior crescimento no ano, a Heads, fundada em Curitiba por Claudio Loureiro, aposta mais uma vez no mercado paulista. Depois de contratações importantes a partir de agosto, anuncia agora mudança para nova sede no novíssimo Corporate Center do Shopping Cidade Jardim. Objetivo continua sendo aumentar seu portfólio de clientes com marcas de destaque nacional para somar com Grupo Boticário, 3M, Positivo Informática, Caixa, Unimed, Jornal El País, Claro e TV Cultura. Para ampliar a participação do escritório paulista, que representa atualmente 20% da receita da agência, Loureiro anunciou em agosto a chegada de Erick Machado, ex-VP da Talent, como CEO da Heads SP. No mês passado contratou Astério Segundo, ex-Africa, para dividir o comando criativo paulista com Kike Borel. Confira entrevista com Erick Machado.

Agências de outros estados tem alguma dificuldade em crescer em São Paulo. O que faz a Heads acreditar que dessa vez possa ser diferente?

O primeiro ponto é não nos considerarmos como uma agência de outro estado tentando crescer em São Paulo. Talvez a melhor comparação seja olharmos para as agências estrangeiras, que chegaram com história e qualidade e prosperaram muito por aqui. A Heads não só não deve nada as agências estabelecidas no mercado de São Paulo, como pode oferecer aos clientes algo mais, que eles não recebem hoje.

Entre os escritórios do grupo qual a posição atual da agência paulista e qual seu potencial de crescimento?

Entre os mercados onde a Heads está presente, São Paulo tem a operação mais recente, e portanto é natural que seja ainda a menor delas. Mas, como sabemos, São Paulo também concentra as maiores verbas e anunciantes, então temos um potencial grande para crescer e ser uma das maiores operações.

A Heads acabou de contratar mais um diretor de Criação para SP. Foi uma exigência dos atuais clientes ou uma ação para conquistas?

A contratação do Astério faz parte de nosso plano de expansão e também da proposta de prestar um serviço cada vez melhor aos nossos clientes. Foi uma mudança natural e que em nenhum momento foi pedida pelos clientes. Gente bacana, competente e talentosa sempre será bom para os clientes e para os negócios.

Quais são os principais clientes da Heads SP e que segmentos estão sendo focados para novas conquistas?

Nossos clientes atuais em São Paulo são o Jornal El País, Olitália, TV Cultura, DAF Caminhões e Isto É. Temos mais 2 clientes que já estão conosco mas que não posso revelar ainda, por motivos de contrato, e pelo menos outros 3 muito perto de fechar. A Heads tem muitas áreas de competência e é nelas que iremos focar para novas conquistas. Temos uma história rica no setor automobilístico, pois fomos a agência da Volvo por 18 anos. Temos um know how enorme em Varejo, uma capacidade de execução regional fortíssima em virtude de nossos escritórios, um digital poderoso e principalmente somos a agência do “Empoderamento Feminino”.

on HEADS AUMENTA A APOSTA EM SP

Mercado

CENP VALORIZA PESQUISAS DE MÍDIA

Publicado em
Barsotti e Novaes: parceria técnica

Com o objetivo de aprimorar as pesquisas de mídia, o Conselho Executivo das Normas-Padrão e a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa assinaram convênio visando qualificar os métodos e processos e de avaliação das pesquisas destinadas ao mercado publicitário. A parceria entre CENP e ABEP prevê uma análise técnica dos pedidos de credenciamento de estudos de pesquisa de mídia. Dessa forma, a ABEP atuará como organismo técnico de consultas do Comitê Técnico de Mídia (CTM), podendo também ser chamada para analisar estudos já credenciados pelo CENP. “Num momento de amplas e profundas transformações nos hábitos, sobra a evidência indiscutível, ou seja, a pesquisa de mídia, que ao mesmo tempo é a bússola e o mapa para uma publicidade eficiente”, disse Duilio Novaes, presidente da ABEP. “O CTM, em parceria com a ABEP, torna possível a projeção, por meio das certificações concedidas pelo CENP, dos institutos locais de pesquisa, contribuindo para um salto de qualidade no planejamento publicitário dos anunciantes locais”, explicou Caio Barsotti, presidente do CENP. Para Sônia Leme, coordenadora do CTM, o convênio reconhece e valoriza a contribuição da ABEP, uma entidade que tem o respeito de mercado publicitário.

on CENP VALORIZA PESQUISAS DE MÍDIA

Campanhas

PELO MENOS NO ESPORTE, UNIÃO

Publicado em

Desacreditado e indignado com os rumos do país, é no esporte que o povo brasileiro consegue mostrar seu patriotismo. Se já não temos mais força política ou econômica, a torcida reverte esse pessimismo incentivando nossos atletas em competições mundiais. Será assim, com certeza, nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. E para não deixar morrer mais esse sentimento, campanha da Artplan convoca os brasileiros a vibrar e incentivar nossos representantes nas próximas Olimpíadas. Pelo menos no esporte temos que conseguir grandes resultados, aposta o Comitê Olímpico do Brasil, que assina as peças de comunicação. No total, são 10 anúncios e um comercial para TV. Através de estratégia integrada, as peças retratam modalidades como atletismo, ginástica artística, esgrima, basquete, vôlei, vôlei de praia e natação. O trabalho também pode ser conferido nas redes sociais e na sede do COB, na Barra da Tijuca.  O torcedor pode participar da campanha no Facebook e também através do site, onde escolhe a forma de apoiar o Time Brasil. Criação de Fred Moreira e David Tabalipa, com direção criativa de Alessandra Sadock e Gustavo Tirre e direção geral de Roberto Vilhena. O filme foi produzido pela Kombat e o áudio é da Sonido.

on PELO MENOS NO ESPORTE, UNIÃO

Sem categoria

CEL LEP SE PREPARA PARA 2016

Publicado em
Franco: fazer coisas novas

Com uma nova logomarca criada pela Futurebrands e campanha focada na mídia online que vem sendo preparada pela agência El Camino, a rede Cel Lep de escola de idiomas prepara-se para o próximo ano. Em processo de desenvolvimento e expansão, vai abrir novas unidades, lançar inovações pedagógicas, novos cursos e aperfeiçoar seus laboratórios. “A nova logomarca reflete a evolução e o crescimento registrados nos últimos dois anos”, diz Felipe Franco, diretor geral da escola de idiomas. “Lançamos cursos novos, investimos em tecnologia e estamos abrindo sete unidades, fechando o ano com 44, dentro de um programa de investimentos de R$ 20 milhões, que se iniciou em 2013 e se estende até meados de 2016”, destaca. Com o objetivo de oferecer a melhor metodologia e estrutura aos seus mais de 10 mil alunos, o Cel Lep aposta na evolução de seus laboratórios, diferencial que oferece no mercado desde sua fundação, em 1967. Eles ganham novo design e formato digital interativo e foram integrados também aos cursos Teens Intermediate, High Intermediate, Pré-Advanced e Advanced. Outra novidade é o lançamento do curso Pré-Kids, para crianças a partir de três anos. “Criar coisas novas faz parte do posicionamento do Cel Lep, dentro do seu conceito A Life Changing School”, afirma Franco.

on CEL LEP SE PREPARA PARA 2016

Entrevista

MARCAS, MUITO ALÉM DA IMAGEM

Publicado em
Tripoli: o digital mudou o comportamento

Marcelo Tripoli, CCO Latam da Sapient Nitro, sempre foi apaixonado por tecnologia. Expert em comunicação digital, pioneiro no Brasil e fundador da iThink, hoje é um dos principais executivos da área do grupo multinacional Publicis. Na última segunda-feira (23) lançou em São Paulo o livro “Meaningful Marketing”, onde mostra que no mundo atual, as marcas devem ir além da imagem que constroem. A comunicação eficiente depende também da conexão e do relacionamento delas com os consumidores. Confira entrevista que ele concedeu a este Blog.

Muito se fala nas mudanças exigidas pelo mundo digital. Mas a conexão das marcas com o consumidor parte de um trabalho já realizado de awareness. O que está errado tem conserto via Internet?

A proposta do livro não é falar sobre marketing digital porque eu não acredito que a execução digital bem feita a partir de uma lógica tradicional baseada apenas em alcance e frequência seja suficiente nos dias atuais. O comportamento das pessoas mudou pela adoção do digital. Somos cada vez menos tolerantes com propaganda interruptiva. A proposta do livro é levar a marca a refletir: o que é propaganda, o que é comunicação hoje e como se manter relevante.

Os executivos que estão no seu livro já utilizaram o conceito Meaningful Marketing de alguma forma. Como ele surgiu?

Sim, eu queria ilustrar a teoria que eu propus com cases brasileiros de grandes empresas para demostrar que é possível fazer diferente, independentemente do tamanho da empresa ou setor de atividade. Depois de uma grande pesquisa chegamos nos cinco anunciantes que ilustram os principais cases: CNA, Itau, Porto Seguro, Magazine Luiza e Heineken

O elefante Brandy no mundo real pode ser treinado para ficar forte, poderoso e dócil sem ser feroz e muito lento?

Sim, mudando as lentes de como vemos o que é marca é possível que o seu Brandy fique cada vez mais forte e conectado com o consumidor.

Qual é o case de cliente que você realizou mais aplicado ao tema deste livro?

Eu cito vários projetos que fiz nos 15 anos da iThink. Um deles que gosto muito é a plataforma criada para Johnson’s Baby chamada Mimo. Ela foi adotada por milhares de mães no Brasil para trocar informações e pesquisar serviços para seus bebes. Milhares de consumidores passando em média mais de 1 hora por dia em contato com a marca de forma espontânea.

on MARCAS, MUITO ALÉM DA IMAGEM

Sem categoria

SBT E WAZE INDICAM CAMINHO DA DOAÇÃO

Publicado em

O endereço “Pare e Doe”, incluído pelo SBT no aplicativo Waze para celebrar nesta quarta-feira (25) o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, ajuda o público a chegar rapidamente a um posto da Fundação Pró-Sangue, parceira no projeto. A ação conta com filmes na TV e Internet estrelados por artistas da emissora como Danilo Gentili, Isabella Fiorentino e Ticiana Villas Boas, que convocam os motoristas e pedestres a doarem.  A criação do projeto e da marca é da agência Giusti Comunicação e os filmes desenvolvidos pela Publicis Brasil, agência do SBT. Até o final de dezembro, o endereço “Pare e Doe” estará disponível para ser acessado no PIN de localização no Waze. A marca da campanha “Pare e Doe” remete a uma gota de sangue, para indicar o posto Pró-Sangue mais próximo em todo o estado de São Paulo.  “No ritmo frenético da cidade de São Paulo, queríamos facilitar o acesso aos postos de doação e tentar reverter o ainda tímido índice de doadores brasileiros, que não chega a 2% da população. Acreditamos muito no potencial da campanha, que utiliza a força midiática do SBT e de seus apresentadores, com uma comunicação convergente e totalmente alinhada às novas tecnologias”, diz Priscila Stoliar, gerente de Marketing do SBT. “Agora, o paulista não terá mais a desculpa de não saber onde doar sangue. Basta ter o aplicativo do Waze instalado no seu smartphone, colocar na busca Pare e Doe, e seguir pelo caminho indicado. No mapa do aplicativo, o posto de doação de sangue mais próximo será indicado pela marca da campanha”, explica Flavia Sasaki, gerente de Negócios do Waze Américas. Criação de Bruno Vaz e Daniela Dahrouge, com direção criativa de Edson Giusti e Daniela Dahrouge. Produção Porão Filmes, com direção de Clausius Steven e Áudio da Scoutez.

on SBT E WAZE INDICAM CAMINHO DA DOAÇÃO