Sem categoria

BRASIL EXPORTA AÇÃO ANTI-RACISMO

Publicado em
Outdoor nas cidades de quem ofende (clique e amplie)

Campanha criada pela W3Haus para a ONG Criola será exportada a partir de pedidos que se estendem dos Estados Unidos ao Oriente Médio. A ação surgiu após os recentes ataques em redes sociais a personalidades brasileiras da raça negra, como a jornalista Maria Julia Coutinho e as atrizes Tais Araújo, Cris Vianna e Sheron Menezzes. Com o tema “Racismo virtual. As consequências são reais”, a campanha ganhou as ruas e os meios de comunicação. Daí para uma grande repercussão internacional foi um passo. A ação foi assunto de noticiários na BBC, CNBC, CBS, Deutsche Welle, Huffington Post e Metro da Rússia, entre outras redes e veículos de imprensa.  “Racismo é crime segundo a Constituição brasileira e, no caso dos insultos na internet, independentemente de terem sido direcionados a uma pessoa conhecida ou não, os agressores infringiram a lei, a honra e dignidade das mulheres negras”,  diz Jurema Werneck, fundadora da entidade. A W3Haus desenvolveu um mapeamento dos comentários racistas no Facebook, utilizando ferramentas de geolocalização.  A partir disso, as agressões virtuais puderam ser materializadas na forma de outdoors nas cidades de origem dos autores. “O melhor amigo do racismo é o silêncio. Com a polêmica gerada e todas as discussões ao redor do mundo, estamos colocando um grande holofote sobre o racismo e seu impacto na sociedade”, explica Moacyr Netto, vice-presidente de criação da agência, que assina a autoria do trabalho ao lado de Mathias Almeida, Vinicius Preto, Murilo Santos e do Head of Art Carlos Pimenta.