Livros
PUBLICITÁRIO LANÇA MANUAL DE PRODUÇÃO
Publicado emDiretor de Criação da Y&R SCS, unidade da Young & Rubicam que atende as marcas Casas Bahia e Ponto Frio, da empresa GPA, pertencente ao grupo francês Casino, Tiago Barreto está lançando o “Manual de Produção de Comerciais”. Redator de origem, Tiago já escreveu anteriormente o “Manual de Roteiro de Comerciais”. O novo livro da Editora Senac, que tem como subtítulo “Luz, Câmera, Criação”, compara o ambiente da produção de filmes publicitários a um oceano agitado. O autor visa transmitir aos leitores sua experiência no universo da propaganda rumo a um comercial memorável. Para ele, a busca pelo comercial perfeito passa pelo cuidado na interpretação do briefing, a escolha de equipe, do elenco de atores ou modelos, cenários, iluminação, a própria filmagem, a pós-produção, finalização e inclui a veiculação. Como ele diz, para construir essa realidade mágica, convincente e inesquecível ao espectador, são necessárias diversas ferramentas. No livro, ele detalha didaticamente cada passo, seguindo uma ordem cronológica. “Coloquei nesse livro toda a minha experiência no processo. Priorizamos a prática e, de forma bem informal e com uma linguagem própria do cotidiano da agência, revisitamos os cases do primeiro livro, para aprofundarmos nesse oceano da produção de comerciais”, explica Tiago. Através de QRCodes, os leitores poderão acessar os vídeos das peças citadas ao longo de suas páginas. Formado pela ECA USP, Tiago Barreto também é especialista em roteiros de longa e curta-metragem pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba (EICTV) e tem MBA em gestão estratégica e econômica de mercado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também escreve contos e é roteirista de cinema. Alguns de seus trabalhos estão disponíveis em seu site. O lançamento do livro será na próxima terça-feira (3) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 19 horas.