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CRISE? TIRE A BUNDA DA CADEIRA!
Publicado emUma atitude inesperada porém criativa de Wladimir Alekno, treinador da equipe masculina de voleibol da Rússia, na final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, inspirou a nova campanha da ABAP e Fenapro. E o objetivo é inspirar empresas anunciantes a autorizarem suas agências de publicidade a viabilizar ideias igualmente inovadoras. Alekno, na oportunidade, perdia por 2 a 0 para o Brasil, que teve 2 match points desperdiçados. Sem saída, o técnico russo simplesmente trocou a posição do central Muserskiy, colocando-o de oposto. Certo ou errado, o resultado é que os russos viraram o placar, venceram por 3 a 2 e levaram a medalha de ouro. Conforme Mário D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, autora da campanha, “não fazer nada é a única coisa que não pode acontecer num momento de crise”. O anúncio dedicado a Alekno tem seu título, “Levanta a bunda da cadeira”, escrito de propósito em russo. Além dele, outros dois, com referências ao futebol e a surfistas, sob o conceito “Anuncie. E deixe a crise para os outros”. “Estudos comprovam que investir em época de crise gera resultados muito melhores, já que os concorrentes estão parados, com medo”, justifica D’Andrea. A nova campanha da Associação Brasileira das Agências de Publicidade foi apresentada pelo presidente da entidade, Orlando Marques.
Na oportunidade, ele também mostrou a nova logomarca da associação, criada pela FQ Brasil. Paschoal Fabra Neto, sócio, CEO e CCO da agência brasileira do grupo M&C Saatchi, discípulo de Petit e Zaragoza, explicou que um design de marcas não significa apenas juntar letrinhas, mas sim representar o desenho de um projeto, suas ideias e suas propostas. A campanha da ABAP de estímulo aos anunciantes, com dicas e recados a empresas e empresários, inclui ações digitais e o relato de cases de sucesso e superação de crise desenvolvidos em 2015 por marcas como Canon, O Boticário, Friboi, Seara, Bradesco Seguros, Audi e McDonald’s entre outras, informou o assessor da presidência da entidade, Rafael Sampaio. “A campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as empresas têm para reagir em momentos difíceis, inclusive para aproveitar o fato de que diminui a competição pela atenção dos consumidores”, lembrou Gláucio Binder, presidente da Fenapro. A criação é do próprio Mário D’Andrea com o diretor criativo Filipe Cuvero e ilustrações de Caio Belim. A construção da nova marca teve a participação de Marcelo Fernando Carlini, em parceria com Paschoal Fabra Neto.