Polêmica

MC DONALD’S ENFIM VAI AO CONAR

Publicado em

Três meses depois do lançamento do comercial “Leilão”, da rede Habibs, que faz referência direta aos concorrentes do segmento de fast food, o Mc Donald’s decidiu questionar no Conar  o filme que mostra, além de um rei personificando o Burger King, o seu ícone palhaço Ronald. No início de setembro, durante o Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo LIDE no Guarujá, Alberto Saraiva declarou, em sua palestra aos participantes do evento, que tinha certeza dessa ação. A reclamação, porém, só chegou após um segundo filme na mesma linha, “Novos Beirutes”, lançado em setembro, que repetiu a estratégia. Comunicado divulgado em conjunto entre a diretoria de Marketing do Habibs, comandada por André Marques, e a Publicis, agência do anunciante, informa que a empresa “seguirá todas as etapas do processo de avaliação e respeitará a decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária”. Os dois comerciais utilizam uma linguagem bem humorada e brincam com os ícones dos concorrentes, um tipo de publicidade valorizada em mercados importantes como o norte-americano, por exemplo, mas restrita no Brasil. O primeiro filme registra um total de 1,450 milhão de views, e o segundo já está na casa dos 686 mil views no Youtube. Contando as redes sociais esses números somados representam mais de 7 milhões de views. Segundo o Mc Donald’s, as peças infringem vários artigos do Conar, relativos à propaganda comparativa irregular, violação de direito autoral e imagem denegrida.