Polêmica

CONAR ACEITA COMPARAÇÃO COM REPARO

Publicado em
Clique para ampliar

Desta vez uma reclamação contra propaganda comparativa passou quase incólume no Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária.

Lembrando que em seu código de ética, o Conar aceita e considera benéfica ao consumidor peças com comparação de produtos e serviços, desde que observadas certas restrições.

A representação 260/16, apresentada pela LATAM contra o anúncio “Você pode voar assim. Ou voar de Gol”, recebeu do Conselho de Ética da entidade em reunião nesta quinta-feira (8), uma simples sugestão de alteração, embora por unanimidade dos conselheiros.

Os logotipos das companhias

Segundo o relator do processo, a frase no pé da peça em letra miúda, que afirma ter a Gol a maior oferta de assentos na categoria A do mercado, poderia ser reescrita, por exemplo, como “o melhor espaço conforme critério da ANAC”.

O anúncio em questão, integra campanha criada pela Almap BBDO para a a Gol Linhas Aéreas e veiculada em setembro deste ano. A representação da LATAM ocorreu no início de novembro.

Ainda conforme o relator, não há denegrimento de imagem pela escala de cores, apesar de ficar claro nos anúncios a divisão entre o azul e vermelho da LATAM e do outro lado o laranja, cinza e branco da Gol.

Não foi mencionado no julgamento o entrelaçamento de números e letras indicando assentos da LATAM e representando o pouco espaço entre suas poltronas.

Na época, a Graphene, agência do grupo Interpublic que atende a LATAM, enviou ao Blog um comunicado afirmando que estava estudando junto ao cliente as medidas cabíveis em relação à campanha “Gol + Conforto”, considerando entretanto inicialmente, que aquela comunicação contraria as normas do Código de Auto Regulamentação Publicitária.