Entrevista

APOSTA EM MÍDIA E REDES SOCIAIS

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Ao contrário dos três últimos profissionais que passaram pelo departamento, Fernando Sales, diretor de Marketing do Corinthians desde o início do ano, é um especialista em Mídia.

Sócio e consultor de Negócios da Leo Burnett Tailor Made, Sales tem 35 anos de experiência na publicidade e passagens por agências como DPZ, DM9, Giovanni+DraftFCB e Santa Clara, da qual foi fundador.

Antes dele, durante a atual gestão do presidente Roberto de Andrade, comandaram o Marketing corintiano executivos com origem na área de Atendimento, como Marcelo Passos, VP da DM9, Maurício Jacob, da IMS, e Gustavo Herbetta, que recentemente foi anunciado como CEO da Vivid Brand, ex-Ínsula.

A seguir, ele conta como pretende explorar a força da marca e o contingente de torcedores com ênfase em oportunidades de Mídia e engajamento através de Redes Sociais.

Não é usual um profissional da área de Mídia assumir o Marketing de um time de futebol. Qual foi a estratégia para sua indicação?

Realmente não é muito comum mesmo, mas pelo olhar holístico que um profissional de Mídia desenvolve ao longo de sua carreira, justifica a indicação. Passamos a vida analisando oportunidades de patrocínios, ações diferenciadas e identificando espaços exclusivos. A atuar nessa cadeira de Marketing em um clube de futebol abre várias oportunidades para se colocar em prática tudo isso.

Além das oportunidades de patrocínio, o setor deve gerar também ações de engajamento. Algumas já programadas?

Estamos nesse momento analisando as oportunidades, que são muitas. O Corinthians é o clube com maior número de pessoas em suas redes sociais. São 17 milhões de torcedores que oferecem inúmeras oportunidades para ativações e engajamento.

Como encontrou o departamento após as gestões de 3 profissionais da área de Atendimento?

Recebi o departamento do Herbetta com uma cara bem diferente do normal. Ele transformou o departamento em uma mini agência, com Atendimento, Criação, Conteúdo e Online. Gostei do que vi. Funciona bem. Além disso temos um responsável para cada cliente interno. Natação, futebol de salão, futebol feminino e social, entre outros. Assim procuramos atender a todas as demandas internas.

Como andam as negociações do naming rights da arena?

Essa é a prioridade do clube. Estamos nesse momento com 2 clientes interessados, mas ainda no começo das conversas. Não é uma negociação usual, engloba um prazo longo de contrato, de 20 anos, com entregas que devem contemplar todo período.