Festivais
PRODUÇÃO ANTECIPA O FUTURO
Publicado emWhext, resumo da expressão inglesa “What’s Next”, define o festival que será realizado nos próximos dias 22 e 23 de maio em São Paulo, no espaço de exposições do Centro Britânico.
“Nós queremos saber qual é o nosso futuro. O que estaremos fazendo? Sabemos que hoje as áreas de Conteúdo já representam boa parte da receita das produtoras. Também sabemos que vamos continuar realizando comerciais de 30 segundos por um tempo. Mas por quanto tempo? Isso não sabemos, assim como as mudanças que ainda vão ocorrer em razão do avanço da tecnologia, da interatividade e das novas mídias”, diz Paulo Schmidt, presidente da APRO.
O evento é promovido pela Associação Brasileira da Produção Audiovisual e Film Brazil, plataforma de internacionalização da entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos-Apex.
Entre as atividades da programação, destaque para as “master classes” ministradas por especialistas da London Film Academy, além do lançamento no Brasil do Projeto “FreeTheBid”, que visa estimular a presença de diretoras à frente dos filmes publicitários.
Entre os palestrantes confirmados, estão: Marcelo Pascoa (Global Creative Director da Coca-Cola/USA), Duílio Malfatti (secretário de Comunicação da SECOM), Rafael Rizuto (Executive Creative Director da 180LA), Brian O’Rouke (Executive Director of Production da TBWA\Chiat\DAY), e Daniele Bibas (Chief Creative & Content Officer daAvon).
O evento contará ainda com oficinas do IV Fórum da Produção Publicitária, que avaliam e definem normas e contratos que regem a atividade.
Na edição deste ano também será apresentado e lançado o prêmio Whext, idealizado para reconhecer os profissionais da área e que será desenvolvido a partir de 2018, com entrega dos troféus criado pela Tátil Design. “As premiações existentes pouco destacam as empresas e pessoas do nosso segmento, no máximo os diretores. Mas temos muita gente importante no processo, dos diretores de arte aos cenógrafos, fotógrafos, figurinistas, etc. Vamos começar com 10 categorias”, conclui o presidente da APRO.
Coordenadora do Whext e gerente executiva da FilmBrazil, Marianna Souza é responsável por parcerias internacionais, entre elas com o D&AD, que irão dar volume à programação do evento.
“Festivais e prêmios desse porte projetam e dão relevância global aos talentos locais, estimulam a busca pela qualidade e acima de tudo nos auxiliam a elevar o nível dos trabalhos que produzimos”, diz ela.
A comunicação do Whext e do IV Fórum da Produção Publciitária, que tem patrocínio dos Correios, foi criada e desenvolvida pela Dentsu Brasil.