Ação Social

DIA SEM TABACO. CONDENADOS SEM CRIME

Publicado em

Campanha do SBT do Bem lembra os 600 mil fumantes passivos que morrem todo ano no mundo

Criada pela Publicis para a plataforma SBT do Bem, a campanha de conscientização da população sobre os danos do cigarro à saúde, e lançada neste Dia Mundial Sem Tabaco, faz referência às pessoas que sofrem por conviver com fumantes.

A ação veiculada nos canais do SBT inclui vídeo produzido a partir de experimento social que levanta a questão: “O que motivaria alguém a parar de fumar, se nem sua própria saúde é suficiente?”.

Diante de câmera escondida, fumantes vão ao médico e ouvem um diagnóstico que enumera problemas de saúde em decorrência do cigarro. A surpresa vem quando o médico informa que os problemas acusados no exame, como rinite, bronquite e falta de ar, não são apresentados por aquela pessoa, e sim por alguém próximo, da família, afetado pela fumaça.

O insight se baseia em um dado da OMS que responsabiliza o fumo passivo por 600 mil mortes por ano no mundo. A mensagem da campanha é “Não fume. Se não for pelo seu bem, que seja pelo bem de quem você mais ama”.

Criação de Lucas Dias e Marie Julie Gerbauld, com direção criativa de Hugo Rodrigues, Domenico Massareto e Luís Felipe Figueiredo.

Produção da Partizan, com direção de Daniel “Balboa” Barjias e áudio da Squad. Aprovação de Marcelo Parada, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima.