Ação Social
DIA SEM TABACO. CONDENADOS SEM CRIME
Publicado emCampanha do SBT do Bem lembra os 600 mil fumantes passivos que morrem todo ano no mundo
Criada pela Publicis para a plataforma SBT do Bem, a campanha de conscientização da população sobre os danos do cigarro à saúde, e lançada neste Dia Mundial Sem Tabaco, faz referência às pessoas que sofrem por conviver com fumantes.
A ação veiculada nos canais do SBT inclui vídeo produzido a partir de experimento social que levanta a questão: “O que motivaria alguém a parar de fumar, se nem sua própria saúde é suficiente?”.
Diante de câmera escondida, fumantes vão ao médico e ouvem um diagnóstico que enumera problemas de saúde em decorrência do cigarro. A surpresa vem quando o médico informa que os problemas acusados no exame, como rinite, bronquite e falta de ar, não são apresentados por aquela pessoa, e sim por alguém próximo, da família, afetado pela fumaça.
O insight se baseia em um dado da OMS que responsabiliza o fumo passivo por 600 mil mortes por ano no mundo. A mensagem da campanha é “Não fume. Se não for pelo seu bem, que seja pelo bem de quem você mais ama”.
Criação de Lucas Dias e Marie Julie Gerbauld, com direção criativa de Hugo Rodrigues, Domenico Massareto e Luís Felipe Figueiredo.
Produção da Partizan, com direção de Daniel “Balboa” Barjias e áudio da Squad. Aprovação de Marcelo Parada, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima.