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MAIS DADOS E MENOS EGO

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Assessoria dá a receita para startups se apresentarem ao mercado e ao seu público-alvo

Bruno: todos querem ser Destaque

Fundada em 2013 com o objetivo de atuar de forma estratégica para a divulgação de empresas, a PiAr Comunicação se especializou em atender  startups.

Nesta entrevista, Bruno Pinheiro, CEO da assessoria, diz, em primeiro lugar, que a startup precisa definir exatamente o que oferece ao mercado, a fim de que seja atingido o target específico.

Entre outras novidades, a PiAr desenvolveu uma área de Customer Success. Seu trabalho privilegia uma linha de atuação entre cliente e imprensa que além da exposição na mídia resulte numa imagem de confiança das marcas.

Quando a startup deve começar sua estratégia de divulgação?

O ponto chave para o melhor período de iniciar o trabalho de PR é quando seu produto ou solução já está validado e com tração. De nada adianta anunciar para a mídia que você “existe” e daqui alguns meses desistir da ideia.  Por isso, antes de contratar uma agência, deve analisar se já tem um público e, de fato, supre uma carência de um mercado específico.
Qual o teor do material que vai chegar às mãos da imprensa?

Imagine que um jornalista recebe, em média, mais de 200 e-mails todos os dias. Por isso, é cada vez mais importante aprender a fazer o pitch para esses profissionais da imprensa. Deve ser objetivo, oferecendo dados de seu mercado de atuação e não fazer “propaganda” da startup. Assessoria de imprensa é uma via de mão dupla. Devemos criar conexões genuínas de comunicação.

 

Como se destacar num mercado altamente competitivo?

Dados, dados e menos ego! Em um mundo onde todos querem ser o “destaque empreendedor” do ano, é preciso deixar o ego de lado e mostrar que a startup em questão está de fato preocupada em ajudar a fortalecer um nicho de mercado. Deve contextualizar o mercado, fazer comparações com o segmento de outros países e focar em soluções para problemas reais.