Polêmica
BANDEIRA VERMELHA DO CONAR
Publicado emPor entender que o filme não deixa claro que a disputa entre o Equinox e um Porsche se trava nas pistas de um autódromo, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária suspendeu o comercial que abriu em fevereiro a nova campanha do modelo da Chevrolet.
Após denúncia de consumidor, o Conar, aceitando que havia fundamento na reclamação, assumiu o processo e tornou pública a decisão unânime de sua 6ª Câmara, composta pelos conselheiros Andrea de Mello, Antonio Toledano, Arnaldo Rosa, Eliane Quintella, José Francisco Queiroz, Luiz Fernando Constantino, Marco Sabino, Milena Seabra, Mirella Fadel, Nelcina Tropardi, Rafael Davini Neto, Rubens da Costa Santos e Vanessa Vilar.
A campanha, criada pela Commonwealth, agência global do McCann World Group para atendimento exclusivo da General Motors, visa reforçar a comunicação do veículo lançado oficialmente para venda no país em outubro do ano passado e já eleito Utilitário Esportivo do Ano do Brasil em 2017.
A estratégia conta com o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa como garoto-propaganda, já que além de atributos como conforto, segurança e tecnologia, o carro apresenta como novidade o mesmo motor turbo de 262 Cavalos oferecido pelo Camaro, sugerindo uma boa performance de velocidade.
No filme, porém, Massa dirige com tranquilidade e cuidado no ambiente urbano, e só aciona a potência do Equinox ao entrar no autódromo de Interlagos para uma disputa com um amigo que brinca com sua “aposentadoria” das pistas, a bordo de um Porsche. Segundo o Conar, o desafio supõe um “racha” entre os carros, prática proibida pelo código nacional de trânsito.
Embora nem empresa ou agência se disponham a comentar a decisão do órgão regulador da propaganda brasileira, sabe-se que o período de veiculação do filme já se encerrou e que o resultado de vendas do Equinox atendeu às expectativas da montadora.
Conforme informações do Conar, apesar de ainda haver prazo para recurso, são raras as apresentações de defesa para decisões dessa natureza.
A campanha continua em veiculação em sua versão digital e a Chevrolet mantém Felipe Massa sob contrato para divulgação do Equinox neste ano de 2018.