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AS LIÇÕES DO ENA 2018
Publicado emA responsabilidade do Marketing para as empresas, ao considerar a revisão de sua essência e o impacto da tecnologia, proporciona a integração das disciplinas e o entendimento do papel dos consumidores. Esse foi o resumo do Encontro Nacional Anunciantes, edição 2018, realizado na última semana, na definição de Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes.
João Branco, presidente da ABA e diretor de Marketing do McDonald’s, afirmou que é preciso entender as mudanças que estão ocorrendo na atividade, para fazer parte do processo e ser capaz de liderá-lo. “A entidade estará completando 60 anos em 2019. Queremos celebrar olhando para a frente”, disse.
O evento, com um público de mais de 300 profissionais de comunicação, contou com quatro painéis, entre eles o debate sobre o tema “Criatividade em Comunicação”, que contou com a participação de João Livi, presidente da Talent Marcel, Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCann, Vinicius Malinoski, Head of Creative do Google e Marcio Leite, gerente de Design Estratégico & Inovação da Globosat.
Em consenso, os profissionais concordaram que o valor da criatividade está no compartilhamento da ação visando atender as reais necessidades da audiência, o que proporciona uma relação durável entre marcas e consumidores.
No painel comandado por Nathalie Trutmann, gerente geral América Latina da Hyper Island, e Leandro Esposito, Country Manager do Waze, com moderação de Igor Puga, diretor de Marca e Marketing do Santander, sob o tema “Incubar a Inovação”, chegou-se à conclusão de que o importante é a diversidade nas equipes e da contratação de pessoas por suas experiências, e não apenas por suas habilidades, como algo que agrega valor e fomenta a disrupção.
A verdadeira função do gestor de Marketing foi o tema de painel composto por Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive, Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, e Olga Martinez, sócia da Amélie, com moderação de Bárbara Miranda, CMO Global Havaianas Alpargatas e diretora da ABA. Segundo eles, é preciso promover mudanças reais de modelos nas áreas de Marketing, além do organograma.
Liderado por Álvaro Garcia, diretor de Marketing da marca “Quem disse, Berenice?” e diretor da ABA, e Jorge Toledo, VP Business Development e COO da SAP Hybris com moderação de Cláudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul e diretora da ABA, o painel “Novos Tempos, Novas Estratégias”, apresentou cases de anunciantes comprovando como é possível construir grandes marcas sem utilizar a mídia tradicional.