Redes Sociais
ORKUT QUER VOCÊ!
Publicado emPioneiro das redes sociais prioriza o Brasil em sua Hello Network
Orkut Büyukkökten está no Brasil mais uma vez. Em agosto já havia participado do Black Sheep Festival de inovação, em Porto Alegre. Voltou para palestrar na Silicon Valley Conference, realizada no último sábado (30) no Expo Center Norte, em São Paulo.
Sua paixão pelo país vai além do povo caloroso e receptivo e da caipirinha que se tornou sua bebida preferida. Ele aposta no público brasileiro, que um dia foi responsável por 70% do movimento da Orkut, que criou filiado ao Google em janeiro de 2004 e foi desativada 10 anos depois.
Hoje ele convida novamente seus fãs do país para aderirem à Hello Network, uma rede social que visa criar conexões profundas e juntar pessoas com interesses comuns. Criada há três anos nos Estados Unidos, seu primeiro braço internacional é exatamente o Brasil, onde conta atualmente com 1,5 milhão de usuários.
Ao defender a proposta, Orkut afirma que as redes sociais acabaram deixando as pessoas sozinhas, tristes e deprimidas. Em entrevista ao Blog no Maksoud Plaza, ele disse que seu objetivo com a Hello é construir espaços virtuais com assuntos reais, onde as pessoas possam ser realmente autênticas.
Para isso, vão postar, ler e discutir sobre temas de seu interesse, ao contrário das outras redes disponíveis nas quais as pessoas acabam vendo ou se envolvendo com temas que não lhe dizem respeito, através de posts de amigos ou de amigos dos amigos, sem qualquer afinidade com eles.
Ele também comentou sobre a atual campanha publicitária do Facebook, que incentiva usuários a procurarem grupos com os quais se identificam por assunto. “Essa busca por interesses é uma tendência”, explica, justificando a proposta da Hello.
O engenheiro turco baseado na Califórnia lembra que essa também era uma característica do antigo Orkut, e que uma de suas missões atuais é resgatar comunidades com sua nova plataforma.
“Hoje a inteligência artificial se utiliza de recursos de algoritimos para te encontrar e mandar mensagens comerciais. Nossa ideia publicitária é incentivar marcas a criarem comunidades para que seus integrantes realmente se interessem pelo conteúdo de cada uma”, afirmou.
Orkut garante que a Hello Network não pratica o Data Sharing. “De forma alguma permitimos o uso de informações de nossos usuários, que são resguardados pelo login com e-mail e senha. As informações sempre devem ser privadas”, diz.
Ele se sente realizado quando houve histórias de pessoas que se conheceram, se encontraram, algumas se casaram e hoje vivem com seus filhos, através do Orkut. “Hoje não acontece mais isso”, lamenta.
Depois de uma visita ao polo tecnológico do Rio Grande do Sul, passagem por São Paulo e uma escala no Rio de Janeiro, Orkut vai deixar o Brasil com a mensagem de que sua Hello espera por usuários que se conectem com responsabilidade, que desejam amar o próximo e serem suficientemente bons numa rede social.