Rádio
O MAESTRO E O MOZART DA PROPAGANDA
Publicado emPara o pianista e maestro brasileiro Marcelo Bratke, Washington Olivetto O publicitário Washington Olivetto cria publicidade com a simplicidade com que Mozart criava música.
Bratke, vizinho do publicitário em Londres, também apresenta o programa “Alma Brasileira”, na rádio Cultura FM 103,3, que apresenta neste domingo, 1º de março, às 11 horas, entrevista realizada na capital inglesa.
O premiado maestro estudou na Juilliard School of Music em Nova York e em 2017 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Com reprise na segunda-feira, o programa se baseia em uma conversa com Olivetto sobre música, publicidade e cultura brasileira.
A relação do publicitário com a música é antiga. Além de sua proximidade com a MPB, o que muitos não sabem é que Olivetto, quando menino, estudou música no Conservatório Heitor Villa Lobos e, segundo ele, foi um fracasso.
Essas e outras histórias estarão no programa entre vizinhos londrinos. Bratke mora em Pimlico e Olivetto, em Belgravia.
Em 2007 o maestro criou a Camerata Brasil, uma orquestra formada pela fusão entre jovens músicos eruditos e populares vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Juntos, realizaram grandes turnês nacionais e internacionais que visitaram o Brasil, Argentina, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Irlanda, Sérvia, Bósnia, Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.
Ele também está à frente do projeto Villa-Lobos Worldwide, uma campanha nacional e internacional de divulgação da música de Villa-Lobos que inclui a gravação completa de sua obra para piano solo em 8 CDs com a gravadora britânica Quartz.
Nos últimos anos, Marcelo Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Wigmore Hall e o Konzerthaus de Berlim.