Ação Social

GOVERNO ALERTA CONTRA FAKE NEWS

Publicado em

Uma das maiores autoridades em infectologia do país, o médico David Uip, diretor da área no hospital Emílio Ribas, é o personagem da campanha do governo de São Paulo de prevenção ao Coronavírus.

A grande preocupação do Estado com essa campanha, criada pela agência Z515, é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença e, principalmente, alertar quanto às Fake News.

Além de comercial que começou a veicular na última terça-feira (4), a estratégia de comunicação inclui peças de rádio e Internet e materiais para pontos de ônibus e painéis urbanos, com veiculação prevista até o final de março.

Ex-secretário da Saúde de São Paulo por cinco anos e nomeado coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Uip detalha orientações sobre higiene pessoal e cuidados a serem tomados no dia a dia, como quando espirrar, tossir e ter contatos pessoais.  

“A comunicação ajuda a serenar ânimos e informar corretamente sobre a doença e como preveni-la. Informação correta neste momento é fundamental. Uma informação incompleta pode provocar busca desenfreada pelos serviços de saúde desnecessariamente”, afirma o governador João Doria. A campanha poderá ser prorrogada se a necessidade for confirmada pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

No dia 28 de fevereiro, o Governo do Estado lançou um guia digital com informações de conscientização e prevenção ao novo Coronavírus. O material pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa no site específico ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

A produção do guia e a criação da central virtual para combate a notícias falsas foi coordenada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e pelo Centro de Contingência de Coronavírus. A cartilha tem versões em português, inglês, espanhol, italiano e chinês. Versões impressas serão distribuídas a pessoas que chegam ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.

As estações de metrô e trens da Grande São Paulo também receberão cartazes e material impresso sobre o Coronavírus. O Governo de São Paulo também vai orientar municípios a disseminar o guia em postos de saúde, hospitais, escolas, terminais de ônibus e rodoviárias.

Uma série de vídeos com informações sobre o Coronavírus e como a população pode colaborar para evitar a doença, além de entrevistas com especialistas, infográficos e ilustrações também está disponível no canal do Governo de São Paulo.no Youtube.