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UNA PELOTA PARA DIOS
Publicado emEm 25 de novembro o mundo parou para reverenciar uma das maiores lendas do futebol, Diego Armando Maradona. Entre tantas homenagens, um vídeo criado pela Ogilvy Social Lab de Amsterdã para a revista espanhola Panenka, manda direto Buenos Aires para o céu uma bola para que o craque continue jogando onde estiver.
A equipe criativa da Ogilvy Social.Lab de Amsterdã tratou o tributo como um filme, elaborando com cuidado, mas usando pessoas e locais reais, pois todo o elenco e as filmagens ocorreram em as autênticas favelas de Buenos Aires, onde tudo começou para Maradona.
O trabalho foi realizado em conjunto com a Panenka Magazine, publicação de Barcelona, onde Diego iniciou sua trajetória europeia, e a produtora espanhola Be Sweet Films.
As filmagens foram realizadas em um tradicional espaço da área humilde da periferia de Buenos Aires, utilizada como campo de futebol.
O vídeo mostra um jovem fã se despedindo pessoalmente de uma lenda, oferecendo a ele a sua própria bola de futebol, gasta pelo uso, presa a uma série de balões e enviada até o céu. “
“Como Maradona morreu com tanta pressa, é bem provável que ele tenha esquecido a bola”, diz o diretor executivo de Criação da agência, Tolga Büyükdoganay.
“A morte de Diego Maradona não foi uma grande surpresa, já que sua saúde estava piorando há anos. Mesmo assim, foi um choque poderoso que ainda reverbera em todo o mundo. A efusão do luto é testemunho de seu impacto único na consciência coletiva do mundo e como ele era um jogador de futebol que não devia ser tratado pelos padrões comuns. Simplesmente, ele era maior do que o próprio esporte”, completa Diego Lauton.
O brasileiro Lauton, atualmente criativo da Ogilvy Social Lab de Amsterdã, iniciou sua carreira europeia em 2015 pela Ogilvy Madri. Atuou também na Havas da Espanha e na SuperHeroes da Holanda. No Brasil, onde iniciou na publicidade em 2009 na Grey, trabalhou ainda na JWT, Almpa BBDO, Africa e Lew’Lara/TBWA. A família Lauton de Oliveira o batizou Diego justamente em homenagem ao jogador.
Conhecida por suas campanhas sociais, a Panenka lançou no ano passado o movimento “The Strongest Shirts”, que reaproveitou camisas de futebol de clubes importantes como aventais cirúrgicos para ajudar crianças hospitalizadas a enfrentarem suas partidas mais difíceis. A ação virou um fenômeno viral e alcançou até mesmo clubes do Brasil, como o Flamengo.
Criação de Federico Botella Padilla e Diego Lauton De Oliveira, com direção criativa de Tolga Büyüldoganay. Produção da Be Sweet Film, com direção de Matias Saravia e Larissa Cambauva. Produtores executivos, Tamara Bogard pela agência e Juan San Roman.