Ação Social

A CIÊNCIA CONTRA A IGNORÂNCIA

Publicado em

“Não dê ouvidos a quem não entende a ciência ou tem memória curta”. O recado direto aos negacionistas é o tema da campanha “Vacina Salva”, lançada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Medicina, Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Objetivo é conscientizar toda a população e principalmente aqueles que não acreditam na ciência sobre a importância da vacinação em massa para combater o coronavírus.

Realmente parece incrível que em pleno século 21 e depois de tantos exemplos de controle e erradicação de epidemias através de vacinas, ainda exista alguém que conteste sua eficácia.

“Neste momento, em que novas variantes da Covid aparecem, as vacinas escasseiam e aumenta o número diário de infectados e mortes, a resposta solidária é o caminho para o controle da pandemia e a segurança da população. ‘O cada um por si’ deve ser substituído pelo ‘cada um por todos’. A covid-19 e suas variantes serão vencidas com o uso de máscaras, o distanciamento social e a vacinação em massa”, destaca o presidente da Academia Brasileira da Ciência, Luiz Davidovich.

A desconfiança por parte da população em relação aos imunizantes motivou a iniciativa, que visa principalmente combater a ignorância, a falta de conhecimento, teorias falsas e fake news sobre o funcionamento e a eficácia das vacinas.

O legado histórico da ciência para a humanidade e sua trajetória vitoriosa no descobrimento de vacinas que venceram epidemias anteriores são o foco da campanha.

“A ABAP, como uma das entidades mais importantes da comunicação brasileira, tem como missão fundamental combater as fakes news”, diz Mario D’Andrea, presidente nacional da entidade.

“Quando fomos procurados pelas grandes entidades de ciência e medicina do país, atendemos prontamente. Fica claro para nós que a falta de informação da população é a maior doença da sociedade moderna. Só com campanhas sérias e esclarecedores poderemos combater a pandemia e outros males que hoje enfrentamos”, completa D’Andrea. 

No filme, é a vacina quem “fala” sobre sua trajetória e destaca que existe há 200 anos para salvar vidas. No filme, a protagonista ainda diz que muitas pessoas não sabem como a ciência funciona, mas que ela existe para deixar as vidas melhores. Poliomielite, febre amarela e meningite são algumas das doenças citadas nas campanhas que foram combatidas e vencidas com a vacinação em massa. O vídeo termina com a mensagem: “Não dê ouvidos para quem não entende a ciência e tem memória curta. Conte comigo”.

A campanha estreou nesta quinta-feira (4) e será veiculada na internet, TVs e rádios de todo país. O enxoval publicitário conta com um filme de 1 minuto e 30 segundos, spots de rádio e placas de rua.  A criação é do publicitário Mario D´Andrea, que contou com o apoio gratuito de vários profissionais da agência DPZ&T e da produtora S de Samba.

Criação de Mario D’Andrea, com produção de RTV de Ducha Lopes e Adriana Marinho, Montagem de Marcelo Fubah / Flux e finalização de Bruno Ferrari / xMIco-Royal Motion Experience.

Trilha da S de Samba, com direção musical de Wilson Simoninha e Jair Oliveira. Produção de Pedro Caldas e Diego Guimarães. Locução d Drica Pavan. Finalização de Antonio Arruda e Flavio Godim. Atendimento de Adriana Samara. Banco de imagens: Shutter, Getty, Agência Brasil/EBC e Arquivo FioCruz.