Ação Social

MOSTRE A LÍNGUA POR MILEVA

Publicado em
Marília Gabriela: protesto e justiça

Mileva Maric foi foi esposa e coautora de muitas das conquistas acadêmicas de Albert Eisntein, inclusive da teoria da relatividade. Neste dia Internacional da Mulher, ela se transforma em símbolo da luta pela igualdade de gênero, em ação que pede um reconhecimento de seu trabalho pela Fundação Nobel.

O movimento #NobelForMileva é uma iniciativa da ONG inglesa Inspiring Girls, com atuação no Brasil, em parceria com a agência de publicidade Sunset DDB.

O gesto de botar a língua de fora, eternizado pelo cientista, é repetido por famosos e pessoas comuns do Brasil e do mundo.

O #NobelforMileva foi criado em defesa da equidade de gênero e do reconhecimento feminino no universo da ciência e da tecnologia. Mileva foi uma importante física e matemática sérvia.

Uma das ações de lançamento da campanha é um vídeo veiculado em plataformas digitais, com uma breve história de Mileva Marić e um convite para que as mulheres e todas as pessoas de qualquer identidade de gênero coloquem a língua pra fora, reproduzindo selfies, em suas redes sociais, dando um novo significado ao gesto que transformou Albert Einstein em um ícone pop e sinônimo de genialidade.

“A campanha #NobelForMileva, foi recebida como uma oportunidade incrível pela ONG Inspiring Girls para inspirar meninas a seguir e confiar nos seus sonhos. Além disso, é uma linda homenagem a Mileva e a todas as mulheres esquecidas que merecem ter reconhecimento e seu lugar na história”, diz Corinne Giely, CEO (Chief Executive Officer) da Inspiring Girls Brasil.

Além da mobilização no digital, a campanha vai estender o movimento de reconhecimento da contribuição de Mileva para a ciência mundial em outras frentes, incluindo pinturas, grafites, murais e até tatuagens do rosto da primeira mulher de Albert Einstein, feitas por artistas de diferentes partes do mundo.

Uma das parcerias do movimento foi celebrada com o estúdio Rooftop Tatoo, de São Paulo, que lançou concurso  para sortear uma tatuagem realizada pela artista Olívia Ganaro com o gesto da campanha. Para participar as pessoas devem comentar o post no Instagram do estúdio.

O movimento inclui também estátuas do busto da cientista, com a língua pra fora, que poderão ser impressas em modelo 3D para serem expostas em universidades de grande referência internacional.

Para Thiago Lacorte, Diretor de Criação da SunsetDDB, a campanha é uma oportunidade de fazer justiça para Mileva Marić.  “É impressionante perceber que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar sobre Mileva e imaginar quantas meninas deixaram de se sentir representadas neste contexto. Através de um resgate histórico, a campanha nos faz repensar a maneira como damos voz às mulheres, não apenas enquanto talentos profissionais, mas como agentes de transformação científica e tecnológica”, diz.